Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza recolha de assinaturas para implantação da Patrulha Maria da Penha em Medianeira

2.881

Publicada 27 de Novembro, 2023 às 09:43

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No último sábado, dia 25, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, como parte das ações da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", esteve nas ruas do centro da cidade recolhendo assinaturas para uma moção que reivindica a implantação da Patrulha Maria da Penha pela Polícia Militar do Paraná, no Município de Medianeira.

A ação contou com a participação de voluntários de entidades e clubes de serviços.

Entre as ações da campanha destacam-se:

- No dia 27, está programada uma votação para incluir esta campanha no calendário municipal. A votação ocorrerá na Câmara no dia 27 de novembro às 15h.

- No dia 8 de dezembro, haverá uma palestra sobre questões étnico-raciais e a intersecção com a violência doméstica e familiar. A palestra será ministrada pelo promotor de Justiça, Dr. André Luiz Querino, que atua na comarca de Matelândia. O evento ocorrerá no Auditório Contador Ivo Endrigo, das 13h30 às 17h.

- No dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, haverá uma caminhada pela paz às 8 da manhã.

No Brasil, a mobilização dura 21 dias, começando no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, e terminando no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. A campanha foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conscientizar a sociedade é inspirada nos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres".

Lançada originalmente em 1991, sob o título "As Mariposas", a campanha homenageia as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram brutalmente assassinadas em 1960 na República Dominicana. As irmãs, que sofreram violência e tortura, incluindo estupro, foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo em 25 de novembro de 1960.

Os "21 Dias de Ativismo" estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em particular, o ODS 5 visa promover a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, além de eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas em esferas públicas e privadas, incluindo tráfico e exploração sexual.

A Patrulha Maria da Penha, instituída no Estado do Paraná através da Lei nº 19.788/2018, atua diretamente no enfrentamento às violências contra as mulheres, garantindo o cumprimento das medidas protetivas garantidas na Lei Maria da Penha.

Link para assinar a moção de reivindicação também pode ser assinada de forma digital através do link https://chng.it/rJZmQGJWvh

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira