Supermercado nos EUA vende brigadeiro como 'doce de Portugal' e causa revolta em brasileiros

A rede de mercearias Trader Joe's colocou à venda, por tempo limitado, brigadeiros importados de Portugal; perfil da loja no Instagram já tem mais de 5 mil comentários de usuários brasileiros revoltados.

1.764

Publicada 20 de Setembro, 2023 às 09:39

Compartilhar:
Foto: Trader Joe's

Uma rede de supermercados nos EUA está gerando indignação em brasileiros nas redes sociais. O Trader Joe's colocou à venda, por tempo limitado, brigadeiros. A caixa do produto, porém, indica que os doces são de origem portuguesa.

A embalagem, vendida a US$ 3,79 (cerca de R$18), tem a inscrição "melt in your mouth - treats from Portugal" (derrete em sua boca - delicias de Portugal, em português). O caso resultou em mais de 5 mil comentários de contestação vindos do Brasil na página oficial da empresa no Instagram, em um post não relacionado ao assunto.

Na postagem, publicada há 2 dias, os brasileiros reclamam de uma "apropriação" do doce e reivindicam a verdadeira origem da sobremesa, usando a criatividade. "Se falasse que era de qualquer outro país eu não ia ligar, agora de Portugal é brincadeira né", questionou uma usuária. Outro propôs duas hashtags: "BrigadeiroIsFromBrasil" e "JusticeforBrigadeiro", ("Brigadeiro é do Brasil" e "Justiça para o Brigadeiro", em português).

Outro usuário usou o meme italiano que viralizou recentemente nas redes sociais, para alertar suspeita de roubo: "ATTENZIONE PICKPOCKET". No TikTok, também não faltaram manifestações do tipo. O vídeo publicado pelo tiktoker Brando Drake, em que o jovem faz uma crítica bem-humorada sobre o assunto, já conta com mais de 20 mil visualizações.

No site da Trader Joe's, a empresa explica sobre a popularidade do doce no Brasil, mas diz que os brigadeiros, que serão vendidos temporariamente nas franquias da rede, são importados de Portugal.

O supermercado afirma que eles também são populares em terras portuguesas.

"Ouvimos dizer que, se você participar de qualquer festa no Brasil, é provável que encontre brigadeiros na mesa de doces. Agora, por um tempo limitado, você pode obter a versão do Trader Joe's dessas guloseimas em nossos freezers. Os Brigadeiros do Trader Joe's são feitos para nós em Portugal, onde também são uma confeção preciosa", explicam os fabricantes.

A empresa ainda não se pronunciou sobre as reclamações dos brasileiros, mas, na descrição usada para vender a caixa de doces na loja virtual, lembra que os brigadeiros foram criados no Brasil na década de 1940, durante uma eleição presidencial, por mulheres que apoiavam a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes. As guloseimas foram vendidas para arrecadar fundos para a campanha do presidenciável, lembra o supermercado.

Fonte: Revista PEGN

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo