Medianeira implanta projeto para Vigilância Entomológica do Aedes aegypti

970

Publicada 08 de Agosto, 2023 às 17:02

Compartilhar:

O Projeto de Implantação da Vigilância Entomológica do Aedes aegypti, utilizando armadilhas de oviposição (ovitrampas), é um projeto do município de Medianeira, em parceria com a Fiocruz.

Foram instaladas armadilhas chamadas ovitrampas, para monitorar a infestação do Aedes aegypti, essas armadilhas são vasos de plantas com um atrativo e uma paleta de Eucatex onde o mosquito vai depositar seus ovos. Após uma semana da instalação, houve a troca e recolhimento, com a contagem dos ovos para identificar as áreas com maior infestação do Aedes aegypti.

"A Ovitrampa também é uma forma de combate ao Aedes, porque o mosquito vai sempre preferir depositar seus ovos na armadilha, ao invés de outro recipiente com água, isso porque na armadilha terá um composto de água e levedo de cerveja, que é um atrativo para a fêmea", destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde Cleide Mari.

Foram instaladas em Medianeira 99 (noventa e nove) Ovitrampas em dois ciclos, em toda a extensão do município, considerando um raio de 200 metros entre elas. Foram 10 (dez) Ovitrampas positivas no primeiro ciclo e 01 (uma) no segundo, e retirados 95 (noventa e cinco) ovos de Aedes aegypti do meio ambiente.

Os bairros com maior índice foram Jardim Irene, com índice vetorial de 4,8%, Belo Horizonte, com 3,1%. Itaipu, Nazaré, Centro I e Ipê, também foram identificados ovos, mas com índice vetorial menor de 1%. Nos outros bairros não foram localizados ovos.

Devemos ressaltar que essa época do ano, devido as condições climáticas, tende a dar um índice mais baixo, como já acompanhamos em anos anteriores, mas o cuidado não pode parar. Temos que estar sempre atentos, pois temos o vetor presente no município.

COMITÊ PARA ENFRENTAMENTO DA DENGUE

Na manhã desta terça-feira (08) o Municipal de Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya se reuniu para uma apresentação dos números do Projeto de Vigilância Entomológica e para falar sobre o encerramento do ano epidemiológico e início do próximo.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira