Sanepar retoma corte do fornecimento de água por falta de pagamento a partir de 12 de junho; entenda

Medida ficou suspensa por 41 meses diante de pandemia da Covid e dificuldade financeira de famílias. Corte é feito após aviso prévio e possibilidade de renegociação.

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Publicada 1º de Junho, 2023 às 09:11

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A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou nesta quarta-feira (31) que vai retomar o corte do fornecimento de água para clientes com dívidas atrasadas em 48 dias (entenda abaixo). A medida entra em vigor a partir de 12 de junho.

O corte de água foi suspenso pela empresa por 41 meses.

Em janeiro de 2020, a Sanepar deixou de interromper o abastecimento para clientes inadimplentes.

Inicialmente, a decisão aconteceu por conta da pandemia da Covid-19 e, depois, pelos impactos econômicos sobre as famílias, segundo a companhia.

A partir do dia 12, clientes com dívidas atrasadas receberão aviso prévio e comunicações antes do corte de água. Será possível renegociar as dívidas.

O programa de refinanciamento, chamado de Replic, possibilidade pagamento de faturas em atraso com prazo de até 60 meses.

Acesse aqui a página do programa
 
A Sanepar também oferece o programa Água Solidária, com descontos na tarifa para famílias que se enquadram nos requisitos. É possível se cadastrar mesmo quem tem dívidas em atraso.

Confira aqui os requisitos da tarifa social

Além do atendimento presencial, negociações de dívidas podem ser feitas pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site e pelo e-mail [email protected].

Como funciona o aviso prévio
 
De acordo com a Sanepar, o processo até o corte de água ocorre da seguinte forma:

  • Quando o cliente tem uma fatura em aberto, 15 dias após o vencimento, um primeiro aviso de débito é feito;
  • Após 16 dias do primeiro aviso, um segundo alerta é enviado por meio da colocação de uma fita adesiva no cavalete, ainda sem suspensão do abastecimento;
  • Após 18 dias da colocação da fita, se não for feita a renegociação ou não houver manifestação do cliente, a Sanepar fará o corte.

Cuidados para evitar golpes
 
A Sanepar reforçou, ainda, que todas as cobranças pelos serviços da empresa são feitas diretamente na fatura mensal, inclusive de negociações de dívidas.

A companhia não faz nenhuma cobrança em dinheiro por meio de funcionários nem pedidos de transferência para contas bancárias.

Fonte: G1

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