Missal recebe primeiro lugar no destaque "Inovação" com o projeto dos Ecopontos

1.011

Publicada 24 de Maio, 2023 às 17:14

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Durante o primeiro dia do 6º Conresol (Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade), o município de Missal foi premiado com o primeiro lugar na categoria Inovação com o projeto dos Ecopontos Georreferenciados.

São 45 Ecopontos na área rural do município de Missal, que servem como depósito temporário de materiais recicláveis, posteriormente destinados a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) da ACAMIS (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal).

O material representa cerca de 30% dos resíduos recicláveis enviados para a Unidade. Antes da construção dos Ecopontos grande parte desses materiais eram queimados ou enterrados e só uma pequena parcela chegava à associação, depositados em pontos de ônibus ou cruzamentos de estradas.

Com a instalação dos Ecopontos em todas as comunidades do município, algumas delas chegando a ter até três, os resíduos puderam ser acondicionados e enviados para a reciclagem, contribuindo com um ambiente limpo e aumentando também a renda dos associados da ACAMIS.

Em 2022 o município desenvolveu uma ferramenta por meio do Google Maps onde a população pode encontrar o Ecoponto mais próximo através do site do município.

Com esse projeto obteve-se um resultado significativo na redução do descarte irregular dos resíduos, nas queimadas e também um grande aumento na quantidade de material reciclado pela Associação, além da otimização do tempo e custo da coleta.

Estiveram presentes no evento para receber o prêmio o Secretário de Meio Ambiente, Eloy Everling, a tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche, a tecnóloga ambiental da UVR, Thaíse Silvani, e dois representantes da ACAMIS, a presidente Marli Marilei Dutra o tesoureiro Cristian Sebastian Almiron.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal