Planeta Terra tem uma 'minilua' que faz visitas temporárias

1.458

Publicada 24 de Fevereiro, 2023 às 11:07

A Terra terá mais uma lua. Em meio às notícias e mistérios sobre os OVNIs que estão rondando os céus, talvez você nem se surpreenda com mais essa história, mas ela é real. A nova lua é um asteroide chamado 2022 NX1, que foi observado por um grupo de astrônomos amadores na Namíbia em julho do ano passado.

Recentemente, astrônomos espanhóis analisaram o asteroide usando o Gran Telescopio Canarias (GTC), localizado no observatório de La Palma, nas Ilhas Canárias.

Órbita de Ferradura

Segundo os pesquisadores, o 2022 NX1 orbita o Sol em uma trajetória chamada de "ferradura", que é quando as órbitas de dois objetos se entrelaçam e, do pondo de vista de cada objeto, o movimento parece desenhar uma ferradura no espaço.

Seguindo essa lógica, do ponto de vista da Terra, o asteroide 2022 NX1 parece traçar uma ferradura ao redor do nosso planeta. Quando o asteroide estiver na "ponta" dessa ferradura, ele estará mais perto de nós.

No momento em que o asteroide chega nesses pontos de maior proximidade, a gravidade da Terra pode atraí-lo e retirá-lo de sua órbita, fazendo com que ele fique "preso" à órbita terrestre e acabe circulando o planeta temporariamente. Esse objeto será, portanto, um satélite momentâneo, ou seja, a nossa minilua.

É perigoso?

Possivelmente você deve se perguntar se essa proximidade com a Terra é perigosa. De acordo com os cientistas, a resposta é não.

Os pesquisadores afirmam que o 2022 NX1 poderá colidir com o nosso planeta no futuro, pois as órbitas dos dois podem se coincidir. Contudo, o asteroide é pequeno, medindo algo entre 5 e 15 metros. Para se ter uma comparação, o asteroide que atingiu a cidade russa de Chelyabinsk, em 2013, media 17 metros e pesava mais de 10 mil toneladas.

Em junho do ano passado, o 2022 NX1 passou a mais de 812 mil quilômetros da Terra. De acordo com os cálculos, haverá uma nova aproximação em dezembro de 2051, na qual o asteroide chegará a uma distância de quase 454 mil quilômetros.

Segundo a NASA, a probabilidade do risco de impacto aumenta só a partir de 2070, com maiores chances em dezembro de 2075 e dezembro de 2076.

Existirão outras miniluas?

Ao que tudo indica, sim. Com o avanço da tecnologia tem sido possível captar muito mais do Universo do que conhecíamos décadas atrás. Os cientistas afirmam que o próprio 2022 NX1 já orbitou a Terra na década de 1980.

Em fevereiro de 2020 foi descoberto o 2020 CD3, outro asteroide que orbitou por três anos a Terra antes de seguir seu caminho. Com cerca de 6 metros, o pequeno fragmento já "fugiu" da gravidade da Terra rumo ao desconhecido. A tendência é que consigamos descobrir mais miniluas nos próximos anos.

Fonte: Mega Curioso

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo