Anatel libera instalação do 5G em mais 32 municípios do Paraná; veja lista

Segundo Governo Federal, decisão permite que operadoras solicitem implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis, com sinal mais rápido e estável.

2.171

Publicada 24 de Fevereiro, 2023 às 08:19

Compartilhar:
Pixabay

Mais 32 municípios do Paraná foram liberados para instalação do sinal 5G a partir de 27 de fevereiro. O modelo promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos por dispositivos móveis, além de tornar as conexões mais estáveis. Veja lista abaixo.

A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em reunião na quinta-feira (23), para antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz.

A agência não divulgou quantos municípios do Estado estão autorizados a receber o sinal até esta sexta (24), porém, entre eles estão Londrina, Ibiporã e Tamarana. Curitiba está oferecendo o sinal desde agosto de 2022.

Segundo o Ministério das Comunicações, com a nova lista, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nos municípios anunciados. Até o momento, 487 cidades de todo o país obtiveram a liberação da autarquia.

"Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários", afirmou o ministro Juscelino Filho.

Veja, abaixo, as novas cidades do Paraná com instalação do 5G autorizada:

Agudos do Sul

Apucarana

Arapongas

Adrianópolis

Cambé

Almirante Tamandaré

Campo Magro

Araucária

Colombo

Contenda

Fazenda Rio Grande

Itaperuçu

Balsa Nova

Mandirituba

Bocaiúva do Sul

Campina Grande do Sul

Piên

Pinhais

Piraquara

Campo do Tenente

Quatro Barras

Campo Largo

Cerro Azul

Lapa

Rolândia

São José dos Pinhais

Tijucas do Sul

Quitandinha

Rio Branco do Sul

Rio Negro

Tunas do Paraná

Doutor Ulysses

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo