Secretaria de Saúde de Missal faz rodada de capacitações para as equipes das Unidades

868

Publicada 07 de Junho, 2022 às 16:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Secretaria municipal de Saúde de Missal desenvolveu nos últimos dias rodadas de capacitações às equipes de todas as Unidades. A primeira ocorreu no centro, dia 11 de maio, no Portão Ocoí foi no dia 13 de maio. Em Dom Armando, no dia 18 de maio e na última semana no Bairro Renascer, sexta-feira, 03 de junho.

O objetivo é prestar informações quanto as formas de preencher notificações de agravo e atualização de dados. As notificações são necessárias para fornecer aos órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde.

A partir destas informações há a possibilidade de serem tomadas medidas de promoção, proteção e controle, visto que são mais de 50 notificações que devem ser preenchidas.

O Setor de epidemiologia, responsável pelas capacitações informou ainda que a notificação compulsória constitui importante precursor dos serviços de vigilância em Saúde Pública, sendo utilizada até hoje como estratégia para melhorar o conhecimento do comportamento de doenças na comunidade.

Conforme a definição no Guia de Vigilância Epidemiológica, a notificação compulsória é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal