Grupo de empresário de Missal se reúne com Administração para reivindicar intervenção junto a Sadesul

Os empresários locais alegam prejuízos financeiros por falta de pagamento por parte da empresa

4.146

Publicada 29 de Outubro, 2021 às 17:04

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã desta sexta-feira, 29 de outubro de 2021, o Prefeito de Missal, juntamente com a secretária de Administração, Aline Luzzi, Assessora jurídica da prefeitura, Andressa Waltrick e vereadores, se reuniu com um grupo de empresários do município a fim de tratar sobre eventuais prejuízos causados pela Sadesul, empresa instalada provisoriamente em Missal.

A reunião ocorreu na Acimi (Associação Comercial e Empresarial de Missal) a pedido dos próprios empresários. Num primeiro momento, uma comissão formada pelos empresários lesados irá dialogar com a referida empresa para buscar alguma solução e aproximar um diálogo com a própria Administração Municipal.

O Prefeito Ferrari garantiu que vai fazer o possível, colocando o jurídico do município a disposição, e o que for necessário, para que nenhum empresário do município saia prejudicado por eventuais faltas de pagamentos. "Precisamos preservar nosso comércio e obviamente a economia local e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance", enfatiza Ferrari.

Após intervenção da Administração de Missal e Acimi, representantes da Sadesul se reúnem com empresários locais e colaboradores

As informações repassadas na reunião não agradaram os presentes

Ainda no final da manhã desta sexta-feira, 29 de outubro, um grupo de empresários se reuniu novamente na sede da Acimi (Associação Comercial e Empresarial de Missal) para ouvir dos representantes da Sadesul posicionamentos acerca dos pagamentos atrasados. Os empresários locais informam que a referida empresa instalada provisoriamente no município faz alguns meses que não honra com compromissos junto aos fornecedores.

Este mesmo grupo de empresários ainda pela manhã solicitou a intervenção do município junto a Sadesul para que houvesse este diálogo. O Prefeito Ferrari, juntamente com a Associação Comercial fizeram esta ponte e a reunião ocorreu, envolvendo os responsáveis pela empresa que atua no município, e de forma virtual os mantenedores da mesma. Além dos empresários, colaboradores da Sadesul e de empresas que prestam serviço a esta, participaram do encontro.

A Sadesul esteve representada pelo Gerente de Projetos, Vagner Trufa e pelo diretor, Carlos Ranieri. Por videoconferência participaram os representantes da Cositrans. Estiveram o Presidente, Antônio Carlos Temer, a advogada Fátima Pena e o Gerente de Projetos, Euripedes Paixão.

Sem perspectivas

No entanto, os presentes não receberam as notícias que esperavam receber. Os responsáveis pela Sadesul não souberam precisar e nem ao menos dar um prazo para uma solução quanto a estes pagamentos. Outra preocupação dos envolvidos é que as negociações de produtos e serviços em Missal ocorriam com a Sadesul, mas que agora quem opera é a Cositrans, tanto que já houve até mudança de fornecedores que até o momento recebem em dia.

O prazo solicitado pela Sadesul foi de 30 dias para apresentar uma proposta/cronograma para a quitação de dívidas, o que não agradou os presentes que prontamente se manifestaram contrários, diante aos inúmeros prazos já apresentados que não foram cumpridos pela empresa. A partir disto os comerciantes vão fazer um levantamento do montante devido pela empresa e ainda hoje devem receber uma resposta por parte da Sadesul quanto a proposta de solução.

Movimento dos comerciantes em Missal

Uma das empresárias que lidera o movimento em Missal é Elci Scherer. Ela disse que a chegada da Sadesul no município movimentou o comércio e que foi uma parceria interessante por pelo menos um ano. "De um tempo prá cá estamos tendo problemas sérios de pagamento, são valores elevados, isso nos deixou preocupado", apresenta.

O que mobilizou os comerciantes de Missal foi a transição da Sadesul para outra empresa assumir, conforme relatou Elci. São Imobiliárias, Oficinas, Tornearias, postos de combustíveis, supermercados, alugueis de veículos, inclusive empresas de outros Estados que fornecem a alimentação. "Não temos perspectiva de Recebimento", desabafou a empresária de Missal.

Segundo informações repassadas, houve inclusive o fechamento do canteiro de obras, pois, os colaboradores também enfrentam dificuldades de recebimento. "A prefeitura está nos dando muito apoio, pois, significa uma perda para o município e quem está aqui tem raízes", finaliza Scherer.

Valores altos

A empresa que presta o serviço de alimentação para a Sadesul veio de Minas Gerais. Uma das representantes, Taís Diamantino informou algumas cifras que impressionam. "Tem um valor de mais de 800 mil (reais) para receber", informa.

"São quase 2 mil km de distância, tínhamos uma empresa que atendia a Odebrecht e o pessoal da Sadesul fez uma proposta da gente vir e atender, resolver o problema deles, que seríamos uma cantina fixa", detalhou Diamantino. "Temos credores em Missal", conclui.

Eles serviam aproximadamente mil refeições por dia, contando café da manhã, almoço e janta. "Falam que a Sadesul está sem dinheiro e que a Cositrans que assumiu agora e ia tomar conta", relata a empresária mineira que está em Missal com dificuldades para cumprir com os próprios compromissos não só com os credores, mas com os funcionários que preparavam as refeições.

"Há justificativas que não iremos aceitar", Prefeito Ferrari

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, colocou a Administração Municipal, principalmente a assessoria jurídica, para dar o suporte necessário. "Estamos pra defender o nosso comerciante, tivemos conhecimento desta situação agora, vamos fazer a nossa parte", garante. "Esperamos que cheguem a uma solução", completa Ferrari.

"Sabemos que há justificativas que não iremos aceitar, é necessário planejamento, e isso que defendemos", esclarece o Prefeito. "O município também tem investido, deu a sua contrapartida com assistência médica, cascalhamento, tinha obrigação de investir na saúde, mesmo com cadastro temporário, precisamos dar atendimento e conseguimos, sem causar nenhum transtorno à população", finaliza.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal