Equipe técnica apresenta condições e projetos para implantação da Rede de Esgoto em Missal

De acordo com a Sanepar, até 2025 a implantação deverá atingir mais de 90% da cidade

2.664

Publicada 30 de Setembro, 2021 às 14:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Uma equipe técnica de Curitiba, responsável, em conjunto com os envolvidos no Convênio para Implantação da Rede de Esgoto em Missal (Sanepar, Itaipu Binacional e PTI) estiveram em Missal, na tarde de quarta-feira, 29 de setembro, apresentando condições técnicas e os projetos para a referida implantação no município. De acordo com informações repassadas pelos responsáveis da Sanepar, até 2025 a implantação da rede de esgoto vai atingir mais de 90% da cidade de Missal.

O momento é de levantamento topográfico, definição das áreas, inclusive a parte de implantação futura da Rede de Esgoto e análise de traçado, localização de pontos para a captação do Esgoto. Após isso e com base nestas informações dos levantamentos, devem ser iniciados projetos mais robustos, sejam feitas as devidas licitações para execução das obras, previstas para serem concluídas em 2025.

O gerente regional da Sanepar, Nilton Perez, afirmou que várias áreas serão afetadas positivamente com a implantação da rede de esgoto. "Primeiramente a qualidade de vida. Todo imóvel que tem o seu afastamento do esgoto, através da rede, devidamente tratado, dá melhor condição de vida", ilustra. "A saúde é diretamente afetada positivamente, pois, o esgoto é um dos maiores vetores de contaminação da saúde pública", completa.

Outro ponto citado por Perez é com relação ao meio ambiente. "Todo e qualquer esgoto causa um dano ao meio ambiente e o devido tratamento e disposição final deste esgoto, faz com que o meio ambiente tenha uma sustentabilidade maior e consiga ter essa qualidade de vida, melhoria na saúde da população, inclusive a valorização dos imóveis", justifica. "Tudo isso traz reflexo positivo para a Cidade", acrescenta.

Pode faltar água em Missal?

Ao ser questionado sobre o risco de o município de Missal precisar ingressar num sistema de rodízio no abastecimento como vem ocorrendo em municípios vizinhos, o gerente regional da Sanepar lembrou que o Estado passa pela maior crise hídrica dos últimos 90 anos. "Todo e qualquer uso da água deve ser feito com bastante consciência e dentro de um possível racionamento", lembrou.

Nilton ainda afirma que todas as cidades estão com a luz de alerta ligadas. "Missal não é diferente, mas temos aqui uma condição mais tranquila e equilibrada de abastecimento", apresentou. "Há uns 15 dias fizemos a substituição da bomba do principal poço da cidade. Tivemos um ganho no rendimento de produção neste poço, que vai dar mais tranquilidade à população", garante.

Porém, isso não significa que esta condição favorável, permita que a população descuide da atenção com o uso da água. "A recomendação é que não se lave carros, não se varra calçadas com mangueira, que sejam usadas vassouras, que evite o uso desnecessário da água para que consigamos manter esta qualidade, estabilidade, e consiga vencer este momento, não só de crise hídrica, mas também de altas temperaturas", alerta Perez.

Para finalizar Perez ainda recorda que a água é um produto essencial para enfrentamento da Covid-19. "A higienização de todos e dos ambientes precisa acontecer, mas de uma maneira cuidadosa", orienta. "Nossa expectativa é que Missal não venha sofrer com este tipo de situação e estamos trabalhando para que isso não aconteça, diz Nilton sobre o rodízio no abastecimento.

Equipe Técnica

Além do gerente Regional da Sanepar, Nilton Perez, estiveram na reunião em Missal a Engenheira Civil da Sanepar, Aliny Borba, o químico da Sanepar, Murilo Duma, a bióloga da Itaipu Binacional, Jussara Elias de Souza, o engenheiro da Sanepar, Mário Roberto Dávila e a engenheira ambiental do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Thalita Delduque.

A reunião contou com a participação do Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, o vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), Secretários Municipais e a Comissão Especial de Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal