Cerimônia marca a instituição do Mês de Valorização da Vida em Missal

Setembro Amarelo agora é lei no município, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Ferrari

2.178

Publicada 28 de Setembro, 2021 às 14:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na noite de segunda-feira, 27 de setembro, em cerimônia simples na Câmara Municipal de Vereadores, a Administração Municipal de Missal oficializou a lei que Institui o "Mês de Valorização da Vida, prevenção e posvenção ao Bullying, autolesão e comportamento suicida". Resumindo, o Setembro Amarelo agora é lei no município, onde todos os anos deverão ocorrer ações preventivas.

A promoção do mês instituído pela Lei, assim como o fluxo de atendimento, será planejada e executada pela Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias, como a de Assistência Social e de Saúde, por exemplo. Neste ano, houveram palestras para adolescentes, encenação sobre o tema para crianças e capacitações para adultos, que ocorrem na Câmara de Vereadores.

O Coordenador da ONG SOS Vida, Antonio Carlos Pereira (Toninho), apresentou alguns números da realidade de Missal quanto as temáticas relacionadas a saúde mental em crianças e adolescentes. Um número que chamou muito a atenção é que 61% dos adolescentes relataram não dialogar sobre seus problemas com os pais e familiares.

Prêmio Rede Viva

Na ocasião, o Presidente da Unimed do Oeste do Paraná, Dr. Mauricio Garcia, juntamente com o Coordenador da ONG SOS Vida, Antonio Carlos Pereira (Toninho), entregaram ao Poder Executivo e Poder Legislativo o Prêmio Rede Viva, que é o reconhecimento público do trabalho realizado em conjunto para que a valorização da vida de crianças e adolescentes tenha prioridade absoluta.

A cerimônia contou ainda com a participação do chefe da Delegacia de Polícia Civil de Medianeira, responsável pelos entendimentos da comarca a qual Missal pertence, Denis Merino. O Delegado apresentou algumas situações a qual tem se deparado no que tange as investigações de tentativas de suicídio e como tem sido recorrente, principalmente quando se trata de adolescentes.

Autoridades

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Ferrari, vice Chenho, presidente da Câmara Elmo Pauli, vereadores Tati Mascarello, Maico Luzzi (Boi) e Jair Rauber. O Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Missal, Sargento Donizetti também esteve na palestra, assim como representantes de diversos conselhos.

Fazem parte da lei e das ações que deverão ser executadas os conselhos de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho da Assistência Social, Conselho da Educação, entre outros. Assim como a equipe da Saúde mental, entre outras instituições, além das forças de segurança, poder judiciário e Ministério Público.

A Lei

A rede municipal deverá instituir um fluxo de atendimento às vítimas de (cyber) bullying, autolesão, comportamento suicida em cumprimento de Leis Federais, bem como estabelecer fluxo de atendimento prioritário a crianças e adolescentes.

Entre os objetivos estão a realização de atendimentos, ações educativas e de valorização da vida, fortalecer a rede de proteção às crianças e aos adolescentes; conscientizar, sensibilizar, orientar a sociedade em prol de uma cultura favorável à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda articular a sociedade local através de seminários, exposições, oficinas, debates e campanhas, confecções de material preventivo e educativo.

Formação

Em continuidade as formações iniciadas no dia 21 de setembro, temas como Auto Cuidado e Habilidades Socioemocionais no manejo de Crianças e Adolescentes e ainda Comunicação Construtiva, Escuta empática e CNV (Comunicação não violenta) foram apresentados pelo Augusto e Ana Paula Pereira, respectivamente. Ambos representam a UNIMED Oeste do Paraná.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal