Missal: Departamento de Meio Ambiente orienta sobre descarte correto de resíduos veterinários

3.107

Publicada 03 de Setembro, 2021 às 15:45

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Os resíduos de uso veterinário têm causado problemas no município, representando risco não apenas para a ACAMIS e funcionários do Departamento de Meio Ambiente, mas principalmente ao meio ambiente por seu descarte incorreto na natureza.

Resíduos como seringas, agulhas, sobras de remédios e luvas cirúrgicas não podem ser descartados juntamente com os resíduos recicláveis, pois são resíduos químicos e infectantes.

Quando o produtor compra seringas, agulhas e remédios para aplicação própria na propriedade, é necessário devolver esses resíduos no local de compra, conforme determina a Lei Estadual n° 17.211 que dispõe sobre a responsabilidade da destinação dos medicamentos em desuso no Estado do Paraná e seus procedimentos.

Este procedimento está de acordo com a Resolução Conjunta SEDEST n° 22 de 27/07/2021 que define as diretrizes para implementação e operacionalização da responsabilidade pós-consumo no Estado do Paraná e estabelece o procedimento para incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental no Estado, e dá outras providências.

Quando o veterinário vai até a propriedade prestar algum serviço e juntamente ao serviço, utiliza remédios, seringas, agulhas e luvas, é de responsabilidade dele recolher os resíduos gerados durante seu atendimento e destinar corretamente.

Faça sua parte! Ajude o meio ambiente. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo fone (45)3244-8060.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal