Gestores de Missal participam de reunião com secretário Nacional da Aquicultura e Pesca em Medianeira

1.863

Publicada 16 de Agosto, 2021 às 08:40

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã de sexta-feira, 13 de agosto de 2021, o município de Missal esteve representado por seus gestores em importante reunião com o secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que ocorreu no auditório da Prefeitura de Medianeira.

De Missal estiveram o Prefeito, Adilto Luis Ferrari, o vice-prefeito, Eugênio Schwendler e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner. A reunião tratou sobre o potencial da pesca na região Oeste e o município de Missal é parte integrante disto, com perspectiva de aumento de produtores e produção.

Um dos pontos destacados pelo secretário Jorge tratou sobre a utilização econômica do Lago de Itaipu. Ele afirmou que estão trabalhando desde 2019, onde havia normativas que impediam o cultivo de tilápia, por exemplo. "Fizemos o trabalho de casa", observa.

Em várias oportunidades estiveram com o Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que segundo o secretário é partidário à proposta. "O que falta é uma alínea da Constituição Federal do Paraguai ser alterada, que impede" justifica. Neste sentido não se poderia cultivar espécies exóticas, e de acordo com o secretário Jorge, a Tilápia, uma espécie comercial. "É a queridinha do Brasil e já está bem difundida, seria comercialmente mais atrativa", explica.

O secretário Nacional disse ainda que o Oeste do Paraná chama a atenção por ter tanta significância no Cenário Nacional. "Praticamente mais de 20% do que o Brasil produz de peixe de aquicultura é graças ao Oeste do Paraná, precisávamos vir aqui, conhecer essa realidade e replicar esse modelo para outras partes do Brasil", descreve.

Ainda durante entrevista coletiva o secretário Jorge Seif Júnior avalia que o Oeste do Paraná é um grande produtor de peixes e novas iniciativas são fundamentais para solidificar o setor e estimular o desenvolvimento com maior produtividade e abastecimento do mercado nacional.

Compromisso com o Oeste

Um ponto extremamente positivo do evento foi que o Secretário firmou compromissos com o Oeste Paranaense, com especial interesse nas atividades associadas a produtividade de alevinos e o repovoamento de peixes no Rio Paraná. Ele destacou ainda que o Oeste é um dos maiores produtores de tilápia do Brasil, e a expectativa é que o mercado ganhe cada vez mais espaço.

Produção de tilápias no Oeste

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Medianeira apresentou alguns dados da região, apontando que o oeste do Paraná conta com 25 estabelecimentos frigoríficos junto aos municípios do oeste paranaense, que estão instalados em 13 municípios, que abatem e processam aproximadamente 160 toneladas de tilápias/dia, gerando mais de 1.200 empregos diretos nos frigoríficos.

O Portal Guia Medianeira resumiu ainda a apresentação da secretaria. "Três dos frigoríficos de maior porte atuam no modelo cooperativista e os demais são de propriedades particulares - gestão familiar. Dois desses estão localizados em São Miguel do Iguaçu, e abatem 13 toneladas por dia", informou.

A perspectiva é que a região tem um potencial produtivo de 250 toneladas por dia, ou seja, 55 mil toneladas por ano, que podem trazer um rendimento bruto de R$ 385 milhões e cerca de meio bilhão quando processado.

O movimento do setor é realizar mudanças no cenário para que seja possível alcançar esses números, com incentivo aos produtos e utilização do potencial de produção no lago de Itaipu, que gira em torno de 400 mil toneladas por ano.

Assessoria / Com informações do Portal de Notícias Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal