Pe Agostinho faz breve relato histórico sobre Missal durante benção na Reinauguração do Museu Municipal

2.547

Publicada 27 de Julho, 2021 às 15:15

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No último sábado, 24 de julho, véspera de aniversário de 58 anos de Fundação de Missal, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pe Agostinho Gatelli, fez a benção durante a reinauguração do Museu Municipal. Na oportunidade, o religioso fez um breve resgate histórico sobre a data.

Gatelli disse que ao celebrar 58 anos de história, de partilha é momento de um olhar na mesma direção. "Missal é uma terra abençoada. Tradicionalmente alemã. Tradicionalmente cristã. É preciso se orgulhar de ser missalense", exclama.

Pe Agostinho ainda reforçou que é momento de valorizar os pioneiros de Missal, os avós, os idosos; que muito tem a contribuir para o crescimento de todos. "O idoso é o tronco da árvore que sustenta os mais jovens. Eles apontam o caminho, compartilhando histórias de vida", contextualiza.

O Pároco ainda completa que para continuar dando certo, é preciso olhar na mesma direção. "Com caridade e humildade, respeito e diálogo", pontua. "Que o bom Deus continue abençoando Missal e a cada um de nós. Que sintamos orgulho de fazer parte desta história. Parabéns pelos 58 anos de vida e esperança de Missal. Deus vos abençoe", conclui.

Retomada Histórica

No dia 25 de julho de 1963 era inaugurada a colonização da Gleba dos Bispos e o lançamento da cidade de Missal. Um ano e cinco meses depois, no dia 08 de dezembro de 1964, inaugurava-se a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A Igreja nascia sobre o manto Imaculado de Maria, na cidade cujo nome se remete ao livro que contém as orações das celebrações das Santas Missas, o Missal Romano (Missale Romanum).

"O Desejo dos pioneiros que a cidade fosse consagrada a Deus e a Maria é muito claro, tanto na escolha do nome da cidade, como de sua padroeira: Nossa Senhora da Conceição", avalia Pe Agostinho. Desde a sua fundação, a Vila Missal, contou com a assistência espiritual do Pe. José Backes, procurador das Gleba dos Bispos de Jarezinho, Palmas e Toledo.

O Pároco ainda cita que a primeira Procissão de Corpus Christi, em Missal, foi realizada no dia 17 de junho de 1964.

Igreja

A Sipal Colonizadora, com a colaboração do povo, construiu a primeira Igreja de Missal, inaugurada no dia 08 de dezembro de 1964 pelo Pe. Beno Beuren, SJ. "A moderna construção não tinha paredes. O assoalho era de tocos de madeira cortados e colocados lado a lado, preenchidos com terra", relembra. Há uma réplica da mesma em frente ao Museu Municipal.
No dia 09 de abril de 1965, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sendo o Pe. Beno Beuren, SJ, o primeiro vigário de Missal. "No Livro Tombo há o registro de que havia em torno de 100 famílias morando em Missal na época", descreve.

No dia 07 de julho, de madrugada, chegou um sino para Missal, de Itapiranga, a título de empréstimo. No dia 13 de julho foi colocado o sino na torre. "No dia 16 de julho foi cantado pela primeira vez o Hino de Missal, poesia do Padre Vigário", exaltou Agostinho.

A torre do sino da Igreja Matriz, hoje em processo de tombamento, é mais que uma edificação. É um símbolo histórico da unidade e da garra de um povo que fez de Missal o seu lar. "Quando o sino toca chamando os fiéis para as Santas Missas ou anunciando o falecimento de alguém, ele recorda a importância da história de Missal, do seu compromisso com o Evangelho, com Deus e com o povo", exemplifica o Pároco.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal