Missal confirma 91 casos positivos de dengue

2.147

Publicada 26 de Março, 2020 às 10:34

Compartilhar:

O município de Missal registrou até o momento 91 casos confirmados de dengue. O boletim epidemiológico foi atualizado ao final da tarde de quarta-feira, 25 de março. Comparado ao boletim anterior foram 04 casos confirmado dentro de um dia. O que chama a atenção é que todos os resultados que estão retornando estão confirmando e a cada dia surgem novas suspeitas. 

Até o momento são 253 notificações, 91 positivos, 20 negativos e 142 que aguardam resultado. Devido a grande demanda, os resultados demoram a retornar, mas tendo em vista as últimas projeções, Missal deve chegar perto de 200 casos. Mas para isso são necessárias as confirmações. Essas pessoas recebem o tratamento adequado, com as devidas orientações quanto a dengue. 

Sobre a dengue, não há relação com manter isolamento, como é o caso do novo Coronavírus. Para evitar a dengue é necessário eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Além disso, os cuidados com a dengue, consistem em usar repelente, roupas compridas, para evitar que o mosquito transmita o vírus, diferentemente, do Coronavírus que é transmitido de pessoa para pessoa. 

A Secretaria de Saúde de Missal mantém os cuidados e o acompanhamento da situação da dengue e sempre desenvolve campanhas visando a conscientização da população. Os agentes de endemias continuam as visitas com orientações. No último sábado (21) ocorreu o Arrastão contra a dengue, onde foram recolhidos cerca de 3 mil kg de materiais. Portanto, cabe a população tomar os devidos cuidados e eliminar materiais que possam acumular água, eliminando focos do mosquito.

 

Atualizando os dados da Dengue 25/03/2020

 

253 notificados

91 positivos

20 negativos

142aguardando

 

LIRAa

 

O último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizado em 18 de março de 2020, registrou na sede do Município de Missal o índice de 1,3%, índice de 2,6% no Portão Ocoí, 2,7% em Dom Armando, 20% na Vila Rural e 16,6% na região da Prainha, quando o aceitável é de até 1%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. 

Desses, 80 % (oitenta por cento) dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências, e já são 87 casos confirmados até esta terça-feira, 24 de março de 2020. O município já vive uma situação de epidemia, que pode causar um colapso de saúde pública, desencadeando um fluxo inoperante de atendimentos, em razão do número de profissionais à frente das unidades de saúde.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal