Medianeira: Moradores do B. Florença se dizem indignados com descarte irregular de lixo

Mais um mau exemplo, de falta de respeito com o meio ambiente e com a comunidade ganha evidência nos últimos dias em Medianeira

7.124

Publicada 14 de Fevereiro, 2019 às 15:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em pleno século 21, com a evolução das tecnologias e o reforço da importância dos cuidados com o meio ambiente, ainda há aqueles que não estão conscientes das consequências que um simples ato pode causar ao local em que vive. Mais um mau exemplo, de falta de respeito com o meio ambiente e com a comunidade ganha evidência nos últimos dias em Medianeira.

"A situação está insuportável, já passou dos limites... a falta de respeito de certas pessoas para com o restante da população. Eles acham normal fazer descarte irregular de lixo em lotes baldios e na beira das ruas do bairro", desabafou um morador do Bairro Florença, que preferiu não se identificar.

Há poucas semanas o Guia Medianeira divulgou um vídeo, onde moradores reclamavam de lixo sendo queimado todos os dias em meio à uma área de mata ao lado do bairro. No dia 27 de dezembro do ano passado, outra reportagem mostrava um vídeo que flagrou por dois dias seguidos, um homem fazendo descarte de lixo em uma esquina no final do loteamento.

"Periodicamente, alguns moradores do bairro se reúnem para um mutirão de limpeza, para tentar amenizar a situação deplorável em que alguns terrenos e ruas se encontram. Fora a degradação ambiental, existe também a preocupação com os animais peçonhentos e com a dengue. O lixo acaba acumulando água, e isso vira um criadouro de mosquitos, e sem falar nos escorpiões e baratas que sempre aparecem nas casas. É deprimente pensar que ainda existem pessoas que tomam esse tipo de atitude nos dias de hoje... atitudes que envergonha os medianeirenses", disse.

O problema é antigo, e não acontece somente no Bairro Florença. Praticamente todas as semanas a reportagem do Guia Medianeira recebe denúncias de moradores, tanto do perímetro urbano, como do interior do município, sobre a prática do descarte irregular de lixo.

Crime ambiental

Artigo 54 da Lei nº 9.605

O artigo 54 da Lei nº 9.605 diz que causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, é considerado crime. A pena é reclusão, de um a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo: pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira