Festividades de 55 anos de fundação de Missal abrem com inauguração do Centro Cultural Eugênio Willers

2.296

Publicada 02 de Julho, 2018 às 10:17

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A noite de sexta-feira, 29 de junho, ficou marcada com um grande evento que abriu as comemorações dos 55 anos de Fundação de Missal. A inauguração do Centro Cultural denominado Centro Cultural Eugênio Willers, local que futuramente será repassado ao CTG Porteira Nova. Após a solenidade de inauguração, um fandango organizado pela entidade tradicionalista de Missal, animou os presentes ao som do grupo Os Monarcas.

O Centro Cultural Eugênio Willers, futuramente será a sede do CTG Porteira Nova, graças a um acordo feito entre Administração Municipal e a entidade tradicionalista. O investimento da obra foi de R$1.152.854,57, com recursos próprios do município. Além de poder ser utilizado pelo CTG, o espaço será utilizado para eventos culturais diversos, sendo um deles, a Deutsches Fest, onde são servidos os pratos típicos da festa alemã, entre outros eventos. 

A denominação do Centro Cultural, foi proposta na Câmara Municipal de Vereadores e aprovada pelos edis. Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o Prefeito Maneco, o vice Eduardo, vereadores, familiares do homenageado Eugênio Willers, representantes de Deputados, servidores municipais e um grande público que aguardava o início do fandango. O CTG ainda coordenou diversas atrações culturais.

 

CTG Porteira Nova Completou 35 anos de Fundação em 2018

 

O CTG Porteira Nova de Missal que neste ano está comemorando 35 anos de existência no município. Em 1983, data da fundação do CTG, dois sócios fundadores e patrimoniais, os senhores Ari Schvan e Eugênio Willers, viram a necessidade da construção de uma sede, e depois de algumas conversas decidiram cada um doar um pedaço de suas áreas, para que fosse realizada a construção do galpão. 

Foram 6 mil m² no total, adquiridos de forma conjunta. Eugênio Willers comprou parte da área do senhor Ari, e fez a doação da área onde está até hoje a sede do CTG. Com o passar do tempo, o próprio CTG fez a aquisição de mais uma área para construção da cancha de tiro de laço. Na ocasião foram mais 24 mil M², totalizando uma área de 30 mil M².

 

Eugênio Willers

 

Eugênio Willers foi um dos sócio-fundadores do CTG Porteira Nova no ano de 1983, junto com um grupo de pessoas que tinham o desejo de tornar realidade a entidade tradicionalista em Missal. É natural de Caibaté-RS. Casou, em 1960 com Dona Valesca Maria Jank e dessa união nasceram os filhos Hilário Jacó, Leane Maria, Lizete, Neuza e Darci. 

Eugênio mudou-se com a família para o Distrito de Missal em meados de 1966 e, posteriormente, no ano de 1982, a esposa, Dona Valesca, faleceu. Mais tarde Eugênio casou-se com Verti Leonir Dewes, e dessa união, tiveram mais dois filhos, Fernando e Fábio. 

Em Missal, nos anos 1990, fundou a empresa Supermercado Willers, passando a se dedicar também ao ramo do comércio. Líder nato, Eugênio sempre esteve envolvido com as causas comunitárias, presidindo durante muitos anos, associações de pais para manutenção de escolas. Na área social e religiosa, foi Presidente do Clube 19 de Março e da Igreja local.  Doou uma área de terra para edificar o CTG Porteira Nova de Missal, do qual é sócio fundador patrimonial. 

Eugênio destacou-se como um dos grandes líderes na luta pela emancipação de Missal e na política, foi eleito Vice-Prefeito para a gestão 1989 a 1992, período que prestou grandes serviços à comunidade Missalense. Pautou seu trabalho na solidariedade e na defesa da honra e trabalho da população, atendendo as reivindicações e prioridades da gente de Missal. 

Neste período Eugênio defendeu a formalização de convênios com outros entes e instituições buscando melhorias tecnológicas e assistência técnica especializada visando agregar renda e valor à produção, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias que aqui viviam e para que pudessem aqui permanecer com dignidade.

Fonte: Assessoria

 

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal