Postos de saúde, escolas e centros de assistência social estão sendo mobilizados no combate ao Aedes

2.368

Publicada 25 de Outubro, 2017 às 13:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Teve início nesta segunda-feira (23) a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti.

Ação acontecerá de 23 a 27 de outubro e tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito, antes do período mais chuvoso do ano.

As unidades de saúde de Medianeira abordarão o tema nas salas de espera, assim enquanto os usuários aguardam seu atendimento recebem informações úteis sobre a doença e as formas de prevenção.

A Secretaria de Educação vai trabalhar o tema em sala de aula, assim as crianças aprendem a reconhecer o mosquito e os criadouros, e podem replicar para a família o conhecimento obtido em sala.

Já a Secretaria de Assistência Social vai trabalhar a distribuição de folder nos projetos desenvolvidos pela mesma.

Nesta semana o Setor de Endemias do município está realizando o trabalho de levantamento de índice, o LIRA, que mede o nível de infestação do mosquito na cidade. O setor também realiza teatros e promove palestras durante todo o ano nas escolas municipais.

 

SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

O objetivo é que durante a semana de mobilização a população seja alertada sobre a importância de combater mosquito transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya, já antes do verão, período do ano quando acontece o maior volume de chuvas, o que facilita a reprodução do Aedes aegypti.

DADOS - As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm tido queda expressiva em todo Brasil. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, até o dia 02 de setembro deste ano, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 85,2% em relação ao mesmo período de 2016 (1.483.623).

O mesmo estudo mostrou que foram registradas 171.930 notificações de casos prováveis de febre chikungunya. A redução é de 34,2%, comparado ao ano anterior, que atingiu o número de 261.645 casos. Em relação ao Zika, os casos caíram 92,6%. Foram registrados 15.586 casos prováveis em todo país, enquanto em 2016, o Brasil registrou 211.487 notificações. A incidência reduziu 92,5%, passando de 102,6 em 2016 para 7,6 neste ano.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira