Lar promove o 2º Fórum Lar Agro

Evento viabiliza a expansão do conhecimento nas áreas de Integração pecuária

1.349

Publicada 16 de Agosto, 2017 às 15:47

Compartilhar:
Um público recorde de mais de 1.400 pessoas participou do 2º Fórum LAR AGRO+ Integração Pecuária, em sua maioria avicultores de frango de corte, suinocultores e produtores ovos postura integrados da Lar Cooperativa Agroindustrial. Com o lema ?Crescer é o que nos Move?, o Fórum, realizado no Lar Centro de Eventos trouxe palestrantes de renome nacional com visão econômica e técnica. Além de oportunidades de negociações bancárias, consórcios, visitação de stands de parceiros de nutrição animal, oportunidade de visualizar a industrialização e principais destinos dos cortes de frango. Na área externa também uma feira de exposição para equipamentos voltados as atividades pecuárias. ?Queremos que os nossos integrados tenham a oportunidades de adquirir cada vez mais conhecimento para fazer melhor, aquilo que já fazem muito bem? destacou o diretor-presidente da Lar Irineo da Costa Rodrigues ao falar do objetivo do evento, voltado aos pequenos produtores rurais, setor cada vez mais eficiente no campo. 

Programação

O Fórum Lar Agro iniciou com a palestra de Alexandre Mendonça de Barros referente ao Marcado Agrícola. De acordo com Alexandre existem dois aspectos da macroeconomia que afetam os negócios de proteína animal, de um lado o câmbio e do outro a recuperação do consumo interno. ?A crise econômica no ano passado trouxe dois problemas para a cadeia produtiva, de um lado o consumo caiu, de outro lado o momento econômico ruim fez com que o real se desvalorizasse e o preço da soja e do milho subisse muito fortemente. O produtor de proteína animal (aves, suínos e ovos) teve uma pressão de custos muito alta, e perdeu um espaço no mercado interno porque o consumidor estava muito machucado?, destacou o especialista. 

De acordo com Alexandre atualmente o cenário é muito melhor para a produção de proteína animal, de um lado a melhor safra da história do Brasil, colhemos 114 milhões toneladas de soja, 100 milhões de toneladas entre safra e safrinha de milho, o que ajudou muito a reforçar a oferta e os preços caíram. Como o governo conseguiu aprovar algum caminho de melhora fiscal, o real se valorizou, o mercado internacional começou a olhar para o Brasil de maneira diferente. O que ajuda a colocar para baixo os preços de soja e milho e esboçar um sinal de recuperação na economia. ?Incertezas políticas trazem incertezas econômicas, menos consumo. O cenário político afetou bastante os negócios agrícolas. O brasileiro está com a renda apertada. Os grandes beneficiados foram os produtores de ovos. A renda caiu, o consumidor migrou para a proteína mais barata, estamos vendo queda do consumo no mercado interno até mesmo na carne de frango em dois anos consecutivos, o que mostra claramente a perda de poder aquisitivo dos brasileiros?, comenta Alexandre. 

Na sequência o consultor internacional Gordon Butland falou sobre ?O Mundo em transformação?. Gordon destacou os desafios de manter a credibilidade e confiança, de acordo com sua opinião, ?são necessários 20 anos para gerar confiança, e ela pode ser perdida em 5 minutos? destacou. O mesmo acontece na produção de alimentos, a qualidade e o respeito alcançado precisam ser mantidos. ?A nova geração vai compra online, vai querer saber o conteúdo, a procedência, ambiente de origem e terá tolerância zero?, afirmou Butland. 

As palestras técnicas ficaram por conta do Dr em Medicina Veternária Geraldo Alberton, que abordou o tema ?Otimização de Manejo na Suinocultura?, o médico veterinário especialista em frango de corte pela Cobb Marcus Briganó falou sobre ? Manejos de Resultado na Avicultura?,  e o Dr em Patobiologia Alberto Back abordou o tema ?Biosseguridade?, 

Homenagem

O evento foi encerrado com o reconhecimento com ao grupo dos melhores avicultores e suinocultores da Lar. Sendo denominado 400+ Avicultura aqueles 69 integrados que atingiram 400 pontos ou mais de índice de eficiência produtiva, 500+ Suinocultura os 49 integrados que atingiram 500 pontos ou mais de eficiência na produção de suínos e Top + Postura os dez integrados que atingiram os melhores índices na recria e produção de ovos. 

?Reconhecer aqueles que tem informação e também atitude, fazem a diferença em suas propriedades com bons índices de produtividade para nós é motivo de muita alegria?, destacou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues.  

Assessoria Lar/ Fotos Camila Catafesta

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira