Nova reunião sobre estacionamento rotativo é realizada pelo Ministério Público e MedTran

4.364

Publicada 30 de Maio, 2017 às 17:26

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No intuito de colaborar com a instalação de estacionamento e melhoramento na situação do trânsito urbano do nosso município, no dia 14 de março deste ano foi realizada uma reunião com representantes do poder público, Ministério Público, e a MedTran. 

Após debater os principais problemas e de que forma eles poderiam ser solucionados, uma nova data para uma reunião foi estipulada. Esta reunião, aconteceu na tarde de hoje, terça-feira (30), no auditório da Acime. 

Umas principais ações requeridas na última reunião, era o contato com cidades que fizeram a implantação de estacionamento rotativo, para esclarecimento de dúvidas e apontamentos de prós e contras. As cidades que enviaram respostas foram Foz do Iguaçu, Cascavel. Nova Andradina e Francisco Beltrão. 

Outro ponto de destaque foi o requerimento de informações, junto a empresa responsável pela BR 277, a Ecocataratas, sobre a implantação de redutores de velocidade no trecho de Medianeira. A empresa esclareceu em ofício que não há previsão para instalação dos mesmos. 

Dentre as novidades, podemos destacar a implantação de semáforos para pedestres, algo pedido há muito tempo pela população. O Coronel Mauro Alves Pinto, do MedTran, garantiu que os mesmos já chegaram e serão instalados em breve, em dois trechos, no semáforo do Banco do Brasil, e no semáforo da Matriz. 

O principal item de discussão da última reunião, era a contratação de uma empresa especializada em estudos de tráfego, para identificar os principais pontos no trânsito do município, apontando a quantidade de vagas que seriam viáveis, levantamentos estatísticos, determinação de quais vias é necessária a implantação, planilha de custos, entre outros. 

Enfim, foi decidido junto a todos os setores responsáveis, a abertura de um edital de licitação para escolha de uma empresa que possa fazer este serviço. O edital saíra em alguns dias, e as empresas se inscreverão.

Após isso, a empresa será contratada e terá um prazo para que os estudos sejam realizados e entregue. Quando haverá uma nova reunião, desta vez em forma de audiência pública, para que seja discutido o estudo e qual será o próximo passo. 

?Estamos evoluindo, tivemos algumas respostas de outros municípios que tiveram experiência com implantação de vagas rotativas, que nos deu um parâmetro de prós e contras. Também foi apresentado a publicação de um edital para a contratação de uma empresa para realizar um estudo técnico, dando mais transparência e objetividade ao próprio contrato. Para que o zoneamento seja feito de forma técnica. Após a contratação, será realizada uma audiência pública onde serão convidados profissionais que atuam no ramo (engenheiros, arquitetos, entre outros), para contrapor o estudo, e dar mais legitimidade ao projeto?, explicou o Promotor de Justiça, representante do Ministério Público da Comarca de Medianeira, Heric Stilben.

O Promotor ainda apontou as próximas datas: ?Dia 14 de junho é o último prazo para a publicação do edital. Após a conclusão do edital, contratação da empresa, o que será em torno de 40 dia, a empresa iniciará o estudo. Enviarei o estudo para todos os setores, inclusive quem quiser receber o estudo é só enviar um Email para a promotoria que responderemos. Então, convocaremos uma audiência pública?.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira