Palestra 'Todos Contra a Pedofilia' abre semana de enfrentamento ao abuso e exploração sexual

4.374

Publicada 15 de Maio, 2017 às 16:38

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na tarde de hoje, (15), no Centro Popular de Cultura Arandurá (CPC), foi oficialmente dado início aos trabalhos da Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Até sexta-feira (19), haverá várias atividades voltadas ao tema, como forma de combate e prevenção, principalmente da pedofilia. Em alusão ao dia 18 de Maio que foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

O Promotor de Justiça, Carlos José e Silva Fortes é Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, coordenador do movimento nacional "Todos Contra a Pedofilia", com renome nacional no assunto, a palestra tem como tema "Criança é prioridade ? Todos Contra a Pedofilia, Todos Contra o Trabalho Infantil". - prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo este o tema principal da campanha deste ano, além do tradicional símbolo da flor, acompanhado da frase "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes", que lembra o cuidado e a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

Casé falou sobre os objetivos do encontro: "Acho muito importante levar informações importantes para a sociedade toda, principalmente, para pais, professores, cuidadores e que de posse dessas informações essas pessoas tenham elementos para prevenir os crimes de abuso sexual, de exploração sexual, que são os crimes de pedofilia. Às vezes é útil relatamos fatos para as pessoas primeiro terem noção de como essas acontece, sensibiliza-las. Lembrando que ao revelar esses fatos não se pode ferir direito de qualquer criança ou adolescente, não os prejudique com a exposição dos fatos". 

Renomado em todo e país e também no mundo, Casé participou da CPI da Pedofilia, que indiciou e esclareceu escândalos imensos pelo Brasil a fora, ao perguntar o motivo pelo qual ele optou por essa área, o motivo são uma serie de fatos: "Eu não escolhi esse assunto, apareceu em determinado momento. A partir do momento que vamos tomando conhecimento desses fatos, e tendo oportunidade de fazer alguma coisa para evitar os crimes de pedofilia, você não tem mais o direito de fugir".

A base da palestra foi a CPI da Pedofilia, do Senado Federal, que começou em 2008. Foram apresentadas algumas estatísticas, algumas leis, alguns casos relativos a abuso sexual, exploração sexual, sobre internet, pornografia infantil, assédio, ativismo contra a pedofilia, ativismo a favor da pedofilia, contribuições na Campanha Todos Contra a Pedofilia, e informações claras de como reconhecer uma criança que está sofrendo abuso, o que você pode fazer, quem deve procurar: "A ideia é sensibilizar as pessoas, e dar informações que sejam uteis", completa o Promotor. 

No ano de 2016, Medianeira teve 32 casos de abuso e exploração sexual notificados. Isso só se torna possível, através das denúncias, que podem ser feitas através do DISQUE 100 ou ainda, no Conselho Tutelar, Delegacia da Polícia Civil, Polícia Militar.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira