COESUS se pronuncia a respeito das pesquisas sobre petróleo em Medianeira

11.941

Publicada 22 de Dezembro, 2016 às 09:44

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Depois de publicada a matéria sobre as pesquisas quanto a exploração de petróleo em Medianeira, na tarde de ontem (22), a redação do Guia Medianeira recebeu um e-mail da COESUS - Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, que em pronunciamento, contraria as informações ditas pela empresa  Global Services contratados pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), dizendo que haverá sim a exploração através do fracking.

Segue na integra o e-mail recebido:

?Somos da COESUS - Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida - e 350.org Brasil e desenvolvemos desde 2013 a campanha Não Fracking Brasil.

Estamos fazendo contato em função da divulgação de matéria "Funcionários da ANP explicam futuros estudos sobre petróleo em Medianeira" e gostaríamos de oferecer nosso ponto de vista. 

?Ao contrário do afirmam os técnicos, os testes para aquisição sísmica e pesquisa exploratória que os caminhões da Global Services contratados pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) realizam na região estão sim relacionados com o fraturamento hidráulico e são tão nocivos quando a própria tecnologia em si. 

Eles (os testes) promovem terremotos induzidos que provocam prejuízos nas edificações, impacta negativamente na piscicultura e podem sim, provocar danos ao meio ambiente. Por onde passaram, há centenas de relatos de rachaduras nas casas e edifícios, vidros quebrados, lâmpadas estouradas e muito pânico entre a população. Na região de Londrina, os terremotos causaram muitos prejuízos e até agora não temos notícia de que algum paranaense foi indenizado. 

Para entender melhor, publicamos em nosso site uma matéria que explica o real propósito dos testes e como nós defendemos uma legislação que proíba o fracking definitivamente no país. Aliás, em nosso site (www.naofrackingbrasil.com.br) temos muita informação, vídeos, estudos e artigos que comprovam a destruição que essa tecnologia provoca. Tanto que muitos países já a proibiram. 

Mas o que é fracking?

Fraturamento hidráulico, ou FRACKING, é a técnica destrutiva de extração do gás metano aprisionado em microbolhas no subsolo, num tipo de rocha chamada folhelho pirobetuminoso. Para sua extração, milhões de litros de água, misturados com areia e mais de 700 produtos químicos contaminantes, pelo menos uma dúzia deles radioativos, são injetados no subsolo sob alta pressão, 'fraturando' a rocha.

A vida média de cada poço é de um ano e meio a três, sendo que depois resta tão somente deserto radioativo irrecuperável. Os milhões de litros de água contaminados perdem-se parte no subsolo, parte em ?piscinas? a céu aberto que retornam à superfície. O fluído tóxico do fracking contamina os lençóis freáticos e os aquíferos, além do solo, impedindo a produção de alimentos, o abastecimento humano, a dessedentação de animais, a pesca, a agricultura, a indústria e o lazer.

Somente parte do metano liberado pelo fracking é aproveitado, permanecendo o restante livre, tornando água e solo passíveis de incêndios, contaminando o ar e prejudicando a saúde humana e o meio ambiente. Se não fosse o bastante, o gás liberado contribui para o aquecimento global e para as mudanças climáticas, que põe em risco a sobrevivência de todas as formas de vida, inclusive a humana. Outro efeito do fracking é a ocorrência de terremotos, seja na fase de testes, pesquisa ou durante a exploração comercial.

Lembramos que em 2013, a ANP vendeu na 12ª Rodada de licitações o subsolo de 122 cidades do Paraná para exploração de petróleo e gás convencional e não convencional, sem consultar nenhum prefeito, vereador, movimentos sociais e paranaenses. De forma clandestina, a ANP está colocando em risco a população, nossas reservas de água, o solo produtivo e qualidade de vida - também dos animais - ao insistir na exploração do gás de xisto (shale gas) pelo método fracking.

Sugerimos a leitura de um texto que confronta a argumentação da ANP: Fracking e o canto da Sereia

Aproveitamos também para sugerir como fonte alguns links:

Um vídeo curto (animação) explicando a tecnologia - Legendado em português

https://www.youtube.com/watch?v=WRKHgTQI40o&t=12s

Recomendamos muito assistir o programa Cidades e Soluções sobre o Fracking na Argentina

http://naofrackingbrasil.com.br/2015/12/07/programa-cidades-e-solucoes-da-globo-news-aborda-a-exploracao-do-gas-de-xisto-por-fracking/

O documentário GasLand - Legendado em português. 

https://www.youtube.com/watch?v=k3eYX7LaLLg

O Filme Terra Prometida que mostra o dilema de um corretor que tenta ludibriar os fazendeiros a deixarem a indústria do Fracking explorar em suas terras. Dublado

http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-terra-prometida-dublado-online.html

Estamos nos colocando à disposição para entrevistas e maiores esclarecimentos, no sentido de informar a população com os dois lados, a fim de garantir a neutralidade e objetividade na produção de informação que um veículo de comunicação deve prezar.

Certa de podermos contar com o apoio deste importante website para a região, agradecemos a atenção.?

O Guia Medianeira tem o serviço de informar a população, se tornando imparcial perante os conteúdos postados, sendo assim, a Global Services tem total direito de resposta ao e-mail da COESUS.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira