Atividades vão marcar a luta contra violência sexual de crianças e adolescentes

3.964

Publicada 17 de Maio, 2016 às 11:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A abertura oficial da Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi realizada nesta segunda-feira (16) no CPC Arandurá, com a palestra "Prevenção e Combate ao Abuso Sexual Infantil ? Pedofilia" com a Sargento Tania Mara Abrão Guerreiro, no entanto as atividades alusivas ao 18 de Maio iniciaram em Medianeira no dia 30 de abril, com a capacitação dos professores da rede estadual de ensino, para auxiliarem no combate ao abuso sexual infanto-juvenil.

A palestra de abertura contou com a presença da vice-prefeita professora Delcir, o presidente da Câmara, Pedro Seffrin, a juíza de Direito da Vara de Família, Infância e Criminal, Carolina Marcela Franciosi Bittencourt, a promotora substituta, Cibele Dioni Teixeira, Conselheiros Tutelares, entidades socioassistenciais, clubes de serviços, profissionais da área, Policia Militar, Polícia Civil, comunidade e imprensa.

Durante toda a semana serão desenvolvidas atividades voltadas ao combate ao abuso sexual infanto-juvenil. No dia 18 de maio às 9h, será realizada uma passeata saindo da Praça Ângelo Darolt e passando pela Avenida Brasília para dar visibilidade ao assunto no município, encorajando as pessoas a denunciarem.

No dia 19 de maio às 14h no SENAC, será realizada capacitação para profissionais da rede de atendimento a crianças e adolescentes, no intuito de orientá-los acerca da Ficha de Notificação Individual, a qual deve ser preenchida pelos profissionais, em caso suspeito ou confirmado de violência.

No dia 20 de maio, na Praça Ângelo Darolt será feita a entrega de panfletos e adesivagem em carros com os símbolos da campanha.

Ainda durante a semana, as Agentes Comunitárias de Saúde ? ACS farão a distribuição de panfletos durante as suas visitas rotineiras às famílias.

As escolas municipais e estaduais, em suas atividades escolares, desenvolverão atividades com os alunos explicando e esclarecendo sobre o assunto e a importância da denúncia em situação de abuso ou exploração sexual infanto juvenil ou qualquer forma de violência.

As entidades socioassistenciais do município, através da parceira com os Conselhos de Assistência Social ? CMAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ? CMDCA, também desenvolverão atividades com seu público usuário em alusão ao dia 18 de maio, atividades como distribuição de panfletos, confecção de banners, cartazes entre outras.

No decorrer de 2016 a equipe do CREAS fará capacitação com os professores dos Centros Municipais de Educação Infantil, que tem como objetivo o conhecimento da temática e uso de instrumentais na abordagem com as crianças.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira