Funcionários da Sanepar iniciam greve nesta terça-feira

3.266

Publicada 17 de Maio, 2016 às 11:05

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Funcionários da Sanepar iniciam greve nesta terça-feira 

Na manhã de hoje (17), através das bases Saemac (Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento) os funcionários da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) entraram em greve. 

Segundo Joaquim Alves dos Santos, diretor financeiro do Saemac do oeste paranaense, o principal motivo da paralisação é a busca por melhorias salariais. O sindicato negocia melhores pagamentos com a empresa, e desde março a instituição só quer aumentar a inflação, que é um aumento de 11,08%.

Já foram realizadas duas reuniões e sem sinalização. A greve é por tempo indeterminado: ?Até que a empresa traga uma proposta para o trabalhador decidir se aceitar ou não, a paralisação continua?, explica Joaquim. 

Algumas faixas da greve também citam o fato de que a Sanepar tem mais de 10% de cargos comissionados, o diretor financeiro explica que essas pessoas ganham salários altíssimos, que podem até ser de 25.000,00 reais, em contra ponto um trabalhador inicial dentro da empresa ganha 1.394 reais. 

Dentre os serviços da empresa, alguns não estão sendo feitos, como por exemplo, a leitura dos registros, a maioria dos funcionários que aderiram à greve são leituristas. 

A estação de tratamento de água e esgoto não irá parar: ?Nós não fazemos greve contra a população, não queremos prejudicar a comunidade. Nossa paralisação é contra a empresa?, explica Joaquim. 

Os atendimentos essenciais também estão feitos, segundo a lei somente 60% dos colaboradores por aderir a greve, os outros 40% precisam estar realizando as função essenciais para as empresas.

A negociação para as reivindicações da paralisação são feitas diretamente com a administração da empresa, e na próxima sexta-feira (17) uma reunião irá definir o rumo da greve. 

Se por um acaso a Sanepar fizer uma proposta antes disso e os funcionários aceitarem, eles retomam as atividades normalmente. 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira