Medicamentos podem ficar 12,5% mais caros a partir de 1º de Abril

852

Publicada 1º de Abril, 2016 às 08:43

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Os medicamentos podem ficar até 12,5% mais caros em todo o país a partir de hoje. A previsão foi feita pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Pela primeira vez em 10 anos, o aumento pode ficar acima da inflação (de 10,67%, em 2015).O cálculo para definir o reajuste dos remédios é feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumula alta de 10,36% em 12 meses até fevereiro. 

Em nota, o Ministério da Saúde não confirma essa previsão de aumento e afirma que o prazo para divulgação do reajuste nos medicamentos encerra nesta quinta-feira. A pasta destaca que uma resolução define o possível índice máximo de aumento e que a indústria farmacêutica pode regular os preços, inclusive abaixo do percentual previsto. "O índice deste ano ainda não foi publicado, mas, conforme a legislação, levará em consideração critérios técnicos como a produtividade da indústria, a variação de custos dos insumos e a concorrência dentro do setor, além da inflação do período", diz o comunicado.

De acordo a assessoria de comunicação social da pasta, há um período para que as indústrias atualizem os preços, ou seja, não necessariamente o aumento entrará em vigor nesta sexta-feira, 1º de abril. O reajuste deve ser gradual conforme as farmácias forem renovando os estoques, de acordo com a associação. 

Para a Interfarma, a produtividade da indústria foi negativa e a crise econômica tem afetado o setor farmacêutico. Outros fatores que contribuem com o aumento é a desvalorização do real frente ao dólar e os aumentos no valor da energia elétrica. "O cálculo do governo mostra com clareza que até a indústria farmacêutica, normalmente menos prejudicada por crises econômicas, está sendo atingida pelo momento difícil que o Brasil enfrenta", comunicou Antônio Britto, presidente-executivo da Interfarma em nota divulgada pela associação.

Fonte: ZeroHora

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo