Através do telescópio Kepler, cientistas descobriram padrões que podem ser de civilização alien

1.490

Publicada 15 de Outubro, 2015 às 15:37

>> publicidade : ver novamente <<

O Telescópio Espacial Kepler, desde que foi construído em 2009, sempre teve como principal objetivo encontrar novos planetas através da observação de estrelas. Diariamente ele foca no brilho de astros longínquos e captura mudanças nos padrões do brilho destas estrelas, que geralmente são planetas passando na frente delas.

Assim, medindo o tempo e o tamanho da "falha" do brilho, cientistas conseguem descobrir novos planetas e tirar conclusões mais precisas sobre eles. Mas algo não tem deixado os astrônomos dormirem em paz.

Um padrão bizarro de brilho foi notado na estrela KIC 8462852, localizada a 1,500 anos-luz da Terra, entre as constelações de Cisne e de Lira. Além de o "ponto escuro" ser muito mais irregular (sem um tempo fixo de exposição ou com mais ou menos luminosidade dependendo do período observado), os cientistas não identificaram nenhuma órbita no movimento deste corpo - como se estivesse andando livremente na órbita da estrela.

Muitas teorias surgiram quando esta falta de padrão foi notada. Primeiro se pensou que fosse uma grande massa de lixo espacial, como rochas, gelo e poeira. Mas este tipo de fenômeno, em que o lixo espacial se acumula em um ponto, só acontece ao redor de estrelas jovens - o que não é o caso da KIC 8462852.

Acreditava-se também que se tratasse de um grande número de exocometas passando muito perto da estrela e se dividindo em pedaços devido à gravidade do astro. Mas a teoria também já foi dispensada.

Mas pesquisadores do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, ou Busca por Inteligência Extraterrestre), na Universidade da Califórnia em Berkeley, já creditam o mistério a uma avançada civilização alienígena. De acordo com eles, esta falha pode ser uma construção gigantesca, fruto de uma raça extraterrestre inteligente.

A possibilidade tem intrigado os estudiosos, que já cogitam apontar satélites para a região para tentar captar qualquer tipo de mensagem que os aliens podem ter deixado.

Será que estamos próximos de finalmente encontrar vida inteligente fora do planeta Terra?

Fonte: R7

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo