Secretário de Agricultura de Missal destaca aumento de incentivos à Bacia Leiteira

1.231

Publicada 09 de Maio, 2022 às 14:51

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A bovinocultura de leite é considerada uma das principais atividades de Missal, emprega muita mão de obra familiar e gera renda a estes produtores, bem como, ao próprio município com a geração de empregos diretos e indiretos. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Fetzner, concedeu uma entrevista onde falou sobre o assunto.

De acordo com Altair a preocupação da Administração Municipal de Missal é muito grande com a atividade, principalmente neste momento difícil que os produtores estão passando, sofrendo devido a uma série de crises. "Em 2021 tivemos uma redução da produção em relação ao ano anterior e isso impactou, tanto na economia, como na saída de produtores da atividade", observa.

De acordo com os dados obtidos junto aos órgãos de controle, reduziu de 25 milhões de litros que foram produzidos em 2020 para 21 milhões em 2021. Essa diferença de 04 milhões de litros de leite representa diminuição de 16% na produção de um ano para o outro. "Muito se deve a estiagem dos últimos anos, não tem como produzir pasto sem chuva", considera Altair.

"Sentimos que os preços não foram favoráveis e muitos produtores acabaram reduzindo rebanho, ou até abandonando a atividade, foi uma crise geral", apontou o secretário municipal. "Esperamos recuperar o rebanho e que os produtores se mantenham na atividade de forma que possam ter o devido sustento", almeja.

Incentivos

O Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se reúne periodicamente para traçar estratégias e tomar decisões visando apoiar os produtores rurais de Missal. Muitos integrantes deste conselho são produtores de leite, e ainda em 2021 discutiu diversas ações a fim de tentar amenizar a crise que a bacia leiteira enfrenta.

"Criamos ações, passou pela Câmara, como o incentivo ao subsídio no atendimento veterinário e inseminação artificial, ação muito importante", destaca Altair, que também presidente o referido Conselho. "Houve a necessidade da alteração da lei, onde o município passou a subsidiar com 40 reais o que antes era 30, assim como passou de 150 para 200 por programa, o limite de subsídio", detalhou.

Todos os veterinários que atuam no município podem se credenciar.

Reforma de Pastagem

Altair ainda relatou que será retomado o programa de reforma de pastagem em parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), antiga Emater. "O Produtor poderá fazer até 1 hectare de pastagem e o município irá subsidiar 50% do insumo, afirma O secretário, garantindo que será implantado.

Os interessados podem procurar a secretaria ou o próprio IDR. "O programa visa baratear o custo da produção de leite, opinou Fetzner.

Este período do ano o produtor deverá ainda fazer silagem para estocar o alimento para os animais. "A secretaria tem as máquinas a disposição nos distritos e na sede e vamos atender também com terraplanagens e a construção de barracões", orienta. "Estamos discutindo ainda no conselho a construção de silos de alvenaria, para que o produtor possa fazer a silagem e não ter problema com a umidade.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal