Educação Ambiental desenvolvida em Medianeira é destaque nacional

1.243

Publicada 28 de Maio, 2012 às 15:24

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
É com grande satisfação que divulgo o Informativo do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente com boas práticas da nossa região com destaque a Educação Ambiental desenvolvida em Medianeira.A matéria surgiu ao ser apresentado o Projeto Apoena ao Nilo Diniz - Diretor do DEA no Fórum Mundial Social em Porto Alegre. Aproveito este momento para agradecer a todos os parceiros que nos apoiam no desenvolvimento da Educação Ambiental no município. Grata,Profª Ms. Lusiani ZanuzoGestora de Educação AmbientalCoord. da Sala Verde Ecovida

Cultivando Água Boa em Medianeira

É possível ter "uma sociedade mais justa e participativa?" A população do Jardim Belo Horizonte do município de Medianeira, no Oeste do Paraná, tem provado que sim. Desde que educadores ambientais começaram um trabalho de formação de pessoas neste populoso bairro, em 2007, boas iniciativas ambientais tem sido realizadas pelos moradores do bairro.    Uma delas é o Apoena, "cuidando da natureza e promovendo a saúde", um projeto idealizado por um grupo de pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade, desde professores, catadores de material reciclável, jovens e agricultores.

Em 2007. eles receberam uma formação pelos educadores ambientais do projeto da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III, criado em 2005, que se estendeu por 29 municípios dessa bacia, no contexto do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, juntamente com centenas de parceiros. Com a formação recebida, o grupo teve a missão de replicar seus conhecimentos aprendidos, criando uma Comunidade de Aprendizagem. "Foi assim que surgiu o Projeto Apoena" conta a gestora ambiental, Lusiani Zanuzo, que também coordena a Sala Verde Eco, em parceria com o DEA-MMA.

Uma das ações da Comunidade de Aprendizagem foi a revitalização do Parque Municipal Tupã Mbae, que estava ameaçado e hoje é usado para estudos de educação ambiental, recreação e prática de atividades físicas. Outra ação foi a construção de hortas caseiras para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais, condimentares e aromáticas na busca por uma alimentação mais saudável. Em  reuniões mensais, a comunidade avalia as ações em andamento, as novas iniciativas, realiza a leitura conjunta de textos e a exibição de vídeos ou filmes com abordagens "sensíveis, solidárias e sustentáveis; com isso a comunidade elege suas prioridades locais, fazendo a conexão da problemática local à global" diz Lusiani. Neste ano, a prioridade será a melhoria na gestão de resíduos sólidos.

 

Redação: www.mma.gov.br

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo