Administração Municipal de Missal autorizou quase 1,2 milhão de reais em auxílio e empréstimos em menos de 05 meses

1.853

Publicada 29 de Junho, 2021 às 16:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, investiu quase um milhão de reais em menos de 5 meses da nova gestão com o objetivo de fomentar o comércio que sente os efeitos da pandemia. Os valores liberados, na casa de 900 mil reais, são para capital de giro.

Neste ano, também foi criado o auxílio emergencial no valor de R$ 1.500,00 para pessoas físicas no ramo de eventos, projeto encaminhado pelo Poder Executivo Municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores com recursos a fundo perdido aos beneficiários, que desde o início da pandemia tiveram que deixar suas atividades de eventos paradas, inclusive com dificuldades financeiras.

Em resumo, foram beneficiadas 60 empresas (CNPJ's) e 53 pessoas do setor de eventos (CPF's) nesse período. Outra novidade foi a criação do PROEMISS, outro projeto aprovado pelo Poder Legislativo, que visa atender 40 empresas do ramo de eventos e transporte escolar, outro setor que ficou totalmente parado durante vários meses do ano de 2020 e 2021.

O PROEMISS se trata de um empréstimo nos moldes muito parecidos com o do Fundemis, e foi criado como linha especial para o momento que vivemos. Neste sentido, não haverá cobrança de juros com um ano de carência para começar a pagar. Após isso, o valor financiado será dividido em 36 parcelas. 

LINHA DE CREDITO PÚBLICO ALVO VALOR CONCEDIDO TOTAL
FUNDEMIS 20 EMPRESAS 15.000,00   300.000,00
PROEMISS 40 EMPRESAS 15.000,00   600,000,00
AUXILÍO EMERGENCIAL 53 PESSOAS   1.500,00     80.000,00

Além destes que são subsidiados com recursos do município, também foram 33 Micro Empreendedores Individuais (MEI's) beneficiados pela Fomento Paraná (Micro Fácil, Micro Mulher, PR Recupera), programas do governo do Estado que são encaminhados via Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo na Sala do Empreendedor. Foram R$190.190,00.

MICRO FÁCIL CONCEDIDO 4   48.981,14
MICRO MULHER CONCEDIDO 4   41.208,86
PARANÁ RECUPERA CONCEDIDO 25 100.500,00

A Secretária da pasta em Missal, Cláudia Magale Hilgert, destacou a preocupação da equipe da secretaria em apoiar aos pequenos empreendedores durante a pandemia. Ela reforça que estes são responsáveis por mais de 60% dos empregos no país. "As micro e pequenas empresas foram as que mais sofreram economicamente com os impactos da pandemia", lamenta.

A secretária agradeceu a autorização de suplementação orçamentária para atender as empresas e profissionais de eventos. "Prontamente tivemos o apoio do governo municipal", elogiou. "É de grande interesse do município possibilitar os incentivos, tanto em empréstimos quanto em concessões de uso com os barracões industriais", exclama.

Já que o Fundemis ficou parado por um tempo, devido a alta inadimplência, que impedia a disposição de recursos, uma vez que o que é liberado volta para os cofres públicos para novamente atender outros pedidos, Cláudia indicou a necessidade. "Entendemos, juntamente com o Prefeito Ferrari, vice Chenho e Câmara de Vereadores, que era pertinente autorizar recursos para atender empresas que estavam na espera e realmente precisando", observa.

Por outro lado, Cláudia fez alguns alertas para os contemplados. "Esperamos também que a disponibilização destes recursos seja levada a sério e que se cumpra seus deveres, porque se queremos o direito devemos cumprir os deveres, assim o círculo se fecha e o ciclo continua", finaliza a secretária.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal