Comitê de Crise de Missal poderá fazer restrições à atividades não essenciais se casos de Covid-19 aumentarem

2.199

Publicada 15 de Junho, 2020 às 13:43

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Comitê de Crise, criado para tratar sobre as questões relacionadas ao novo Coronavírus em Missal, se reuniu novamente na manhã desta segunda-feira, 15 de junho, avaliando a flexibilização das atividades comerciais adotadas até o momento. Em alguns casos específicos, no momento, serão revistas as permissões de abertura. Estes segmentos serão informados individualmente.

Ainda na semana passada, antes do feriado, o Prefeito Eduardo Staudt, havia informado que não gostaria de fazer nenhuma restrição, mas no sábado, dia 13, foi feita a reunião emergencial do Comitê, que viu a necessidade do Toque de Recolher, a partir daquela data, das 22h até as 5h da manhã. A avaliação até o momento sobre a eficácia da medida, é positiva.

O Alerta durante a reunião na manhã de segunda-feira (15), é que se os casos aumentarem muito nos próximos dias, haverá a necessidade de suspender algumas das atividades das que não são consideradas essências. Para que isso não seja necessário, a população precisa colaborar, bem como, os comerciantes, precisam exigir ainda mais rigor aos funcionários e clientes, para que não haja contaminações.

Momento Crítico

Na semana passada, em videoconferência com representantes da macro região, os gestores municipais foram alertados sobre o pico de transmissão da doença, que deve ocorrer durante esses próximos 15 dias. Inclusive, o Conselho Regional de Medicina emitiu um alerta no domingo, para que a população redobre os cuidados com a higienização.

De acordo com o referido comunicado, feito no último domingo, dia 14 de junho, esta semana é considerada a mais crítica da pandemia no Paraná. "É necessário reforçar ainda mais a lavagem das mãos, uso do álcool gel e higienização dos espaços. Todo o cuidado será muito importante para que o sistema de saúde não entre em colapso", complementa o alerta.

Municípios vizinhos

Tem-se verificado que os casos de Covid-19 na região vêm aumentando, como foi o caso do próprio município de Missal. Inclusive, circulou na manhã desta segunda-feira (15), a informação de que há transmissão comunitária em Santa Helena, município 30 km distante de Missal.

O município de Medianeira, por exemplo, deve aumentar as medidas com relação ao isolamento social e fechamento de estabelecimentos, segundo informações, para evitar o aumento de casos de Covid-19 no município em questão.

Colapso

Segundo o Boletim Covid-19 do Governo do Estado do Paraná, deste último domingo, dia 14 de junho, a região oeste possui 85 leitos de UTI, onde 56 estão ocupados, sendo 66% a taxa de ocupação destes leitos. Já os setores de enfermaria a disposição são 127 e 53 estão ocupadas, o que representa 42% de ocupação. Leitos pediátricos são 08, dois de UTI e seis de enfermaria. Nenhum leito pediátrico está ocupado até o momento.

A população atendida pela 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, a qual pertence Missal, é de 403.559 habitantes. São 09 municípios pertencentes a regional, sendo que em todos há casos confirmados, mas somente Foz do Iguaçu registrou óbitos até o momento.

Já a população da macro região, é de 1.967.960 habitantes, sendo que envolvem a 7ª regional de Pato Branco, 8ª regional de Francisco Beltrão, 9ª regional de Foz do Iguaçu, 10ª Regional de Cascavel e 20ª Regional de Toledo. Tendo em vista essa grande população e o aumento considerável dos casos, o sistema de saúde pode entrar em colapso em breve, por isso a importância das medidas preventivas.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal