Idosos de Missal estão recebendo cartilhas de orientações sobre a Covid-19

2.830

Publicada 08 de Maio, 2020 às 14:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na última quinta-feira, 07 de maio, teve início uma atividade de orientação dos idosos quanto aos cuidados com a Covid-19. Para isso, foram entregues cartilhas com informações básicas, frisando a necessidade de permanecerem em casa, cumprindo um distanciamento social, pois, são considerados grupos de maior risco. Não é uma tarefa fácil para quem tinha uma 3ª idade ativa e repleta de atividades visando a qualidade de vida, simplesmente parar e ficar em casa, mas no momento é necessário.

A cartilha contém dicas simples, como Higienizar com frequência as mãos usando água e sabão ou álcool em gel (70%), evitar tocar os olhos, o nariz e a boca, evitar apertos de mão, abraços e beijos quando cumprimentar as pessoas, ao espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com o braço ou lenço e usar máscaras se precisar sair de casa.

Outra informação importante é que caso apresente algum sintoma suspeito da Covid-19, não corra para um pronto-socorro. O atendimento deve ser feito em domicílio, o que evita a exposição nos serviços de saúde. 

"Encorajamos o indivíduo a procurar atendimento médico caso tenha febre, tosse, falta de ar, cansaço excessivo e/ou confusão mental", consta no texto da cartilha. O telefone para contato caso apresente alguns desses sintomas é o (45)9 9121-7199, ou o telefone da Unidade de Saúde mais próxima. 

Outra recomendação descrita na cartilha é relacionada a redução nas visitas e atividades em grupo e a adoção de medidas intensivas de higiene, tratadas como recomendações básicas. Além dessas recomendações, algumas dicas de atividades físicas para que os idosos possam executar em casa. 

É importante lembrar que as decisões tomadas pela Administração Municipal de Missal, juntamente com o Comitê de Crise, seguem orientações da OMS, do Ministério da Saúde e secretaria de Estado da Saúde. Outros telefones a disposição da Melhor Idade do município são: Casa do Idoso 3244-2430, Secretaria de Assistência Social 3244-1728, CRAS 3244-1871.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal