Departamento de Urbanismo de Missal fará recolha de galhos em maio conforme cronograma

2.510

Publicada 30 de Abril, 2020 às 14:08

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Maio é o mês dedicado as podas de árvores nos passeios públicos do município de Missal. Como já noticiado anteriormente, é necessário o requerimento que será avaliado pelo Conselho de Arborização. A recolha dos galhos vai ocorrer conforme o roteiro de recolha de folhas, divulgado ainda em 2019, mas o objetivo é atender todo o município com a recolha, mesmo que essa não esteja dentro do cronograma previsto.

A principal orientação do Departamento de Urbanismo, é que ao realizar a poda, os galhos não sejam colocados na rua, e que na calçada, não obstrua a passagem de pedestres, justamente para evitar acidentes, com veículos desviando de galhos, ou mesmo crianças nas ruas, entre outras situações possíveis.

O Diretor de Urbanismo de Missal, Mayco Dione Escher, informou que provavelmente o município não fará nenhuma poda durante o mês de maio, pois, as equipes estarão dedicadas a recolha do material. "A princípio a recolha será conforme o roteiro previsto, mas, isso não significa que fora desse roteiro não vamos recolher, pelo contrário, o mês será dedicado exclusivamente para a recolha, mas por questões de organização, se a população não quiser galhos por muito tempo em frente a residência, poderá optar pelo roteiro já previsto", destaca.

Ainda de acordo com o Diretor, após o mês de maio, vão ocorrer podas, por questões mais pontuais, ou mesmo dentro da propriedade, mas cada pessoa deverá dar destino aos galhos. "Em casos extremos o município estará a disposição, fazendo a poda se for preciso, sempre mediante autorização do Conselho de Arborização, pois, também não queremos que galhos caiam em veículos, ou mesmo, na rede elétrica, mas a população precisa estar ciente que para podas de reparo, o mês de maio é dedicado às autorizações", acrescenta Mayco.

O Diretor de Urbanismo alerta ainda que as podas devem ocorrer conforme a autorização e do que foi requerido. "A população deve seguir o requerimento, pois, muitos solicitam poda, e quando vamos verificar, eles acabaram com a árvore, o que demora pelo menos 05 anos para se recompor, portanto, é necessário ter consciência neste momento, até porque, a poda drástica é crime", orienta.

Ainda após o mês de maio, portanto, de junho em diante, não será mais permitida a poda nos passeios públicos e caso seja realizado, haverá multa, a menos que seja em alguma situação de risco ou emergencial, mas sempre amparado com a autorização do Conselho de Arborização. A poda dentro dos pátios, no entanto, não necessita de autorização, sendo responsabilidade de cada morador o destino correto dos referidos galhos.

A Administração Municipal de Missal pede a colaboração e compreensão da população e desde já agradece. Essas regras estão vigorando desde o início deste ano. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelos fones (45)3244-1870 no Departamento de Meio Ambiente, ou (45)3244-2441 no Departamento de Urbanismo.

Cronograma de recolha

1ª semana (04 a 08 de maio) - Centro;

2ª semana (11 a 15 de maio) - Dom Armando, Bairro Renascer, Loteamento Sítio Verde, Panorâmico e Pe Rick;

3ª semana (18 a 22 de maio) - Loteamento Birck, Vista Alegre, Portão Ocoí, Área Industrial, Loteamento Willers, Sausen e Jardim do Lago;

4ª semana (25 a 29 de maio) - Bairro Jardim Gramado, Bairro São Francisco, Loteamento Kotz, Cidade Jardim (Glesse) e Follmann.

Observação: Lembrando que o cronograma serve apenas como base para a recolha para facilitar o trabalho da equipe do Departamento de Urbanismo. Assim como o requerimento, que possibilitará a equipe saber onde está ocorrendo a poda, para imediatamente recolher.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal