Casos de dengue em Missal aumentam para 84 positivos

1.782

Publicada 21 de Março, 2020 às 13:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O último boletim epidemiológico de Missal confirmou um aumento nos casos de dengue. São 226 notificações, 84 positivos, 20 negativos e 122 aguardando resultado. São muitos aguardando resultado, o que pode ocasionar o maior número de casos confirmados já registrados no município, caso continue nessa crescente. Devido a alta demanda no Estado, os laboratórios estão tendo dificuldades com todos os exames, o que pode demorar para as confirmações. 

A situação preocupa os gestores do município, pois, estão intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor, realizando campanhas de conscientização, inclusive nos veículos de comunicação, e o número não para de crescer. No sábado, 21 de março, ocorre um arrastão de limpeza, onde cada morador deve fazer a limpeza do próprio lote, depositar os materiais em frente da casa, que os voluntários passam recolhendo. 

O último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizado em 18 de março de 2020, registrou na sede do Município de Missal o índice de 1,3%, índice de 2,6% no Portão Ocoí, 2,7% em Dom Armando, 20% na Vila Rural e 16,6% na região da Prainha, quando o aceitável é de até 1%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. 

Desses, 80 % (oitenta por cento) dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências, e já são 84 casos confirmados até o final da tarde de sexta-feira, 20 de março, portanto, o município já vive uma situação de epidemia, que pode causar um colapso de saúde pública, desencadeando um fluxo inoperante de atendimentos, em razão do número de profissionais à frente das unidades de saúde. 

Diante todas as situações visualizadas, caso seja encontrado algum foco no mosquito Aedes Aegypti durante o arrastão, o morador será multado na hora, pelos fiscais ou pelos agentes de endemias que estiverem acompanhando a equipe, pois em anos anteriores houve confirmação de diversos casos de doenças, presença de epidemias, inclusive, pessoas com complicações.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal