Matelândia: Col. Estadual Euclides da Cunha é contemplado com oficina de cisterna e construção e horta comunitária

3.362

Publicada 10 de Março, 2020 às 08:22

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No último mês de fevereiro, o Colégio Estadual Euclides da Cunha recebeu uma oficina de construção de cisterna e horta comunitária, realizada através do Projeto Disseminando Ideias proposto e desenvolvido pelo Professor André Rhoden Rocatelli desde 2017, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Filosofia, junto aos temas curriculares Política e Ciência, articulados com a educação ambiental.

O projeto foi desenvolvido por intermédio da Administração Municipal de Matelândia com as Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Cultura, da articulação dos gestores ambientais do Município Silvana Verdi Johan e Alexandro Vieira que com a parceria da Itaipu Binacional, Associação dos municípios Lindeiros, com a atividade do Projeto Encontros e Caminhos, promovendo a oficina de construção da cisterna de ferro e cimento.

A oficina contou com a participação, o envolvimento e a colaboração de alguns pais, professores, funcionários e alunos do Colégio.

A cisterna é um reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de aproveitamento da água da chuva de baixo custo que serve para armazenar água para usos restritos no ambiente doméstico. O uso de cisternas é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água, além de ser uma alternativa muito mais barata, não causa danos ao meio ambiente. A grande importância da implantação desses sistemas, portanto, é diminuir a exploração das águas subterrâneas, além de garantir a disponibilidade de água durante o ano todo, aproveitando os períodos chuvosos para captar e armazenar a água de fontes protegidas ou de telhados, para ser utilizada nos períodos mais secos.

Durante a oficina também foi construída de uma horta orgânica aproveitando um espaço do Colégio, e valorizando a produção orgânica e os bons hábitos alimentares saudáveis. A água reaproveitada da cisterna será usada para a irrigação da horta, que conta com a capacidade de 4000,00 litros de água.

"Ainda aguardamos uma outra cisterna com capacidade maior, que é uma das ações propostas inicialmente pelo Projeto e já conta com a parceria do Rotary Club de Matelândia. É muito gratificante poder ver o desenvolvimento da nossa instituição, estou muito contente com esse trabalho do professor André e os alunos, o qual também não medi esforços para que fosse concretizado. Acredito que a escola como sinônimo de educação e bons exemplos é um meio de disseminar, espalhar ideias para melhoria, transformação do mundo!", declarou o professor Antônio Rodrigo Zanon, diretor do Colégio.

A ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, COMO O APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL, PROPORCIONA UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA AOS ALUNOS. DESTA FORMA, EDUCA-OS E INCENTIVA-OS A REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES E A VALORIZAR O MEIO AMBIENTE E OS RECURSOS NATURAIS.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia