Parcerias em Missal desenvolvem horta comunitária no Cepem

A atividade faz parte do Programa Encontros e Caminhos

476

Publicada 30 de Setembro, 2019 às 09:47

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A parceria entre várias entidades com o Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis (Cepem) proporcionou a construção de uma horta Comunitária. A atividade que fez parte do Programa Encontros e Caminhos, reuniu professores, direção, alunos, lideranças do município, para tirar do papel um sonho de transformar aquele espaço, que estava desativado, em algo produtivo. A construção foi na manhã de quinta-feira, 26 de setembro de 2019. 

A ideia surgiu dentro do próprio Colégio com o Professor Sérgio Barth, que insistiu e buscou parcerias junto com a direção da escola. A Administração Municipal de Missal foi procurada e buscou atender essa solicitação, observando sempre as possibilidades junto com várias parcerias. A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inseriu a atividade no cronograma do programa e contou com o apoio da secretaria de Obras, Urbanismo e Transporte com a construção do sistema de irrigação. 

Além disso, o Cepem recebeu doações de empresas, dos próprios alunos, que entenderam que uma horta como essa, além de proporcionar alimento para a merenda dos alunos, traz benefícios no sentido educacional e pedagógico, pois são aprendidos vários conceitos para diversas matérias desenvolvidas apenas em sala de aula, que com a horta, podem ser levadas a campo. 

O colégio recebeu doação de sementes da Agrocel, de serviço voluntário do produtor rural que auxiliou na construção dos canteiros, Jocimar Schroeder, e doação de feno. Alunos doaram chás e mudas diversas para auxiliar com a horta. Foram parceiros da atividade o Conselho dos Municípios Lindeiros, Itaipu Binacional, CAPA, Emater, Secretaria de Obras, Urbanismo e Transporte, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Comitê Gestor do CAB em Missal. 

Cada um dos 03 canteiros possui 40 metros de extensão, ou seja, são 120 metros de horta para o Colégio. Foram plantadas cerca de 200 mudas da alface roxa, 200 de alface crespa, 400 de salsa, 400 de cebolinha, 45 mudas de chás diversos, 30 mudas de tajetes (flor), 200 de beterraba, 30 de couve folha, girassol, tomate, abóbora e crotalária. 

Esse é um trabalho iniciado, que terá continuidade. Segundo informações, cerca de 70 alunos estão interessados em auxiliar no projeto e conduzirão com o plantio e manejo. Além disso, será uma espaço adequado para oficinas diversas relacionadas a área, como por exemplo a compostagem, as formas de manejo, os cuidados, com irrigação, sombreamento, entre outras questões para que seja produzido alimentos de qualidade.

Fonte: Assessoria

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Pollymax Hair Designer

(45) 3264-1730

(45) 99938-0135

Rua Argentina , 1653

Delfos Contabilidade

(45) 3264-3895

Rua Argentina, 1607

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal