Nascente é recuperada na comunidade Águas Claras em Missal

A atividade faz parte de uma extensa programação ambiental no mês de setembro no município

2.143

Publicada 20 de Setembro, 2019 às 09:37

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Diversas atividades estão ocorrendo no mês de setembro em Missal, ligadas a preservação ambiental. Na manhã de quinta-feira, 19 de setembro, houve a recuperação de uma nascente na propriedade de Cleusa Teófilo Costa na Comunidade Águas Claras. A técnica utilizada foi solo cimento e contou com a participação de alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Rural Epitácio Pessoa de Jacutinga, que estiveram acompanhados dos professores Carmo Erthal e Dheison Maicon da Silva. 

A recuperação de nascentes faz parte de um programa, criado pela Administração Municipal, aprovado pela Câmara de Vereadores, que disponibiliza o material necessário para a construção da nascente. Além da proteção, será feito o isolamento do local para evitar contaminação, bem como o plantio de mudas de árvores nativas, que auxiliam na qualidade da água e no volume, evitando erosões, entre outros problemas que pudessem ocorrer. 

A água, além de poder abastecer a propriedade para o consumo dos animais, poderá ser utilizada para o consumo humano. A proteção é feita essencialmente com pedras, encanamento e ainda a vedação para não entrar nenhum tipo de contaminação. A iniciativa tem o apoio da Emater, Itaipu Binacional, das Escolas, com a mobilização na construção da proteção, e ainda conta com o trabalho voluntário de membros do Coletivo Educador Municipal. 

Foram cerca de 50 mudas de árvores. Entre essas mudas, espécies como Cereja Preta, Figueira, Jenipapo, Guajuvira, Angico, Jangada, Sangra D'água, Jeriva (coqueiro do mato), Pau D'alho, Ingazeiro, Taruma Preto e Ipês. O Prefeito Eduardo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, alunos e voluntários, auxiliaram no plantio dessas mudas.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal