Governo do Paraguai anuncia que vai vender sua parte da energia da Itaipu para quem pagar melhor

Os interessados podem ser a Argentina e o Chile, além do mesmo mercado brasileiro (se pagar melhor), disse ele..

10.131

Publicada 11 de Junho, 2019 às 09:51

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

GOVERNO DO PARAGUAI ANUNCIA QUE VAI VENDER SUA PARTE DA ENERGIA DA ITAIPU PARA QUEM PAGAR MELHOR
11 Junho, 2019 By Vinícius Ferreira Deixe um comentário
Hidrelétrica de Itaipu. Foto: IB
Pela primeira vez, o governo paraguaio mostra uma posição clara no marco das negociações com o Brasil para a Itaipu. O ministro das Relações Exteriores, Luis Castiglioni, disse que considerará a venda do excedente que o Paraguai tem direito para outros países.

A chanceler Luis Castiglioni disse que esta é uma das exigências do Paraguai nas conversações com o governo Jair Bolsonaro, o que implica uma renegociação de Itaipu, e não apenas uma revisão do Anexo C (bases financeiras), que é fixado em 2023. É importante esclarecer que o direito de adquirir energia (exclusividade) que o Brasil possui hoje está contido no Artigo XIII do corpo principal do Tratado. Informa o jornal paraguaio Ultima Hora

A ideia do governo de Mario Abdo Benítez é disponibilizar toda a energia paraguaia para poder comercializá-la em outros mercados, que poderiam pagar melhor pelo produto, disse Castiglioni. Os interessados ??podem ser a Argentina e o Chile, além do mesmo mercado brasileiro (se pagar melhor), disse ele.

Ele esclareceu que hoje a ANDE ainda não pode consumir 100% da energia elétrica de Itaipu ou Yacyretá, já que a demanda local ainda é baixa. No entanto, isso não impede que toda a produção paraguaia possa ser usada para obter maiores benefícios; isto é, vender para os compradores que pagam o melhor, afirmou Castiglioni.

Fonte: Não viu?

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Nei Motos

(45) 9994-13181

(45) 99941-3181

Av. Brasília, 330 Conda

Hora Extra Conveniência

(45) 3264-4693

Travessa Carol Wojtyla, 1811

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo