Projetos Nosso Lar e Construindo Laços tiveram início em Missal

2.572

Publicada 28 de Março, 2019 às 14:49

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No mês de março foram retomadas as atividades dos projetos desenvolvidos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Um deles é o Projeto Nosso Lar, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e vulnerabilidade social. São três grupos de mulheres em funcionamento, um deles toda segunda-feira, das 8h às 10h30, outro também na segunda-feira, mas das 13h30 às 16h30, e outro grupo de mulheres toda quarta-feira, das 13h30 às 16h15.

As atividades do programa Construindo Laços, que atendem gestantes com Cadastro Único no CRAS, também foram iniciadas. Elas ocorrem toda quinta-feira, das 13h30 às 16h30. São grupos de caráter continuado no fortalecimento de vínculos familiares. Em todos os grupos são ofertadas aula de Pilates, acompanhamento com assistente social e psicóloga, onde ocorrem palestras, roda de conversa e dinâmicas relacionados a cada público atendido, bem como o artesanato, onde cada mulher prepara o próprio enxoval e as gestantes preparam o enxoval do bebe.

Ainda no mês de março, no dia 27 as 8h da manhã, ocorreu a primeira reunião do grupo de cidadania, integrante ao Programa Cesta Básica Missalense, onde o tema abordado na palestra foi a Saúde da Mulher. O trabalho foi conduzido pela acadêmica do 5° período do Curso de Estética e Cosmética da UDC (Universidade Dinâmica das Cataratas), campus Anglo Foz do Iguaçu, Ana Caroline Boni.

Ela também é graduada no Curso de Formação de Docentes do Cepem (Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis), e é estagiária no Laboratório de Ciências Medicas pela Unila (Universidade Federal da Integração Latinoamericana) de Foz do Iguaçu.

Ana conta que em um dos grupos, onde houve a presença da população masculina, conversou sobre a família ser o pilar básico no apoio e incentivo para realizar exames preventivos, e em alguns casos na passagem pela doença. "Quando a mulher passa pela doença é afetado não só o físico da mulher, mas também o psicológico, pelas mudanças que vão ocorrer no corpo e na vida dela durante o tratamento", observa.

A profissional ainda destaca que a saúde da mulher é algo que chama muita atenção entre as políticas públicas de saúde no Brasil. "Desta maneira a realização de campanhas e palestras sobre a valorização da mulher entre os âmbitos de saúde, segundo as doenças que mais afetam as mulheres hoje, dentre elas câncer de pele, que segundo dados do INCA- Instituto Nacional do Câncer do ano de 2018, foi a doença que mais teve diagnósticos no Brasil, tanto de mulheres como homens também, após, o câncer de mama e o câncer de colo de útero, que no último ano teve uma alta incidência", alerta.

Ana Boni ainda relata que durante os dias de palestra, procurou esclarecer dúvidas sobre as doenças, sinais e sintomas, a importância de se realizar exames periódicos preventivos e sempre procurar o um médico, colocando-se em destaque que prevenir é a melhor forma de lutar, o que se torna-se um cuidado de suma importância na vida da mulher. "Procurei explicar também sobre as campanhas de preventivo realizadas pela secretaria de saúde do nosso município, sendo elas referente ao mês da mulher e também as campanhas do outubro Rosa. Destacando sempre que prevenir é a melhor forma de lutar", finaliza.

A Acadêmica do 3° período do Curso de Estética e Cosmética, UDC (Universidade Dinâmica das Cataratas) - campus Anglo Foz do Iguaçu, Tamara Iasmin Preussler, realizou circuito de massagem com as mulheres dos grupos. "A realização do circuito de massagem, além de promover a integração do grupo, teve como objetivo ensinar, de maneira prática, como a mulher pode realizar massagens terapêuticas em pontos específicos do corpo, onde irá proporcionar relaxamento e conforto, principalmente para as gestantes, tendo em consideração o papel da mulher na sociedade e sobre sua valorização em estar bem consigo mesma, e a estética aliada a saúde torna isso possível", exclama.

 

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal