Administração Municipal de Missal convoca população para combate ao mosquito transmissor da dengue

3.303

Publicada 1º de Março, 2019 às 13:14

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O município continua em situação de alerta devido ao alto índice de infestação do Aedes Aegypti

 

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde está montando estratégias para reforçar as ações de combate aos transmissores da dengue e da febre chikungunya e Zika - Aedes aegypti e Aedes albopictus - respectivamente. Até o momento, foram confirmados 2 casos positivos de dengue na cidade neste ano de 2019, e 4 aguardam resultado, todos autóctones, ou seja, de pessoas que não saíram do município. 

A secretaria realiza um trabalho contínuo de combate aos focos dos mosquitos, que inclui visitas domiciliares, monitoramento quinzenal de pontos considerados estratégicos - como empresas de materiais recicláveis, ferros velhos, depósitos e borracharias -, atividades educativas e registro de infração em estabelecimentos comerciais que não cumprem as adequações exigidas para combater os mosquitos. 

Entretanto, mesmo com essas ações, o período de estiagem e agora as chuvas que caíram, causaram grande proliferação dos mosquitos. A maior parte dos focos foi encontrada em copos plásticos, tampinhas de garrafa, sacos plásticos, de um modo geral nos materiais recicláveis. 

Além do número de focos encontrados pelos agentes no município de Missal, há situações de casos registrados em municípios vizinhos. Já que há um grande fluxo da população de Missal, que diariamente se dirige aos mesmos, há um grande risco de contaminação, e os cuidados devem ser redobrados.

 

O que é a Dengue

 

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus RNA que pertence ao gênero Flavívirus da família Flaviridae, do qual são conhecidos quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado. 

Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo, particularmente em países tropicais onde a temperatura e a umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

A dengue é uma doença febril aguda, causada por vírus, caracterizada pela presença de febre e de dois ou mais sintomas como cefaléia, mialgia, artralgia, prostração, náuseas, vômitos e exantema. A doença pode se apresentar como dengue clássica (com evolução clínica benigna), dengue com sinais de alarme (com risco de evolução desfavorável) e dengue grave (com comprometimento orgânico grave, falência de órgãos/sistemas, podendo evoluir para choque e óbito).

 

Modo de Transmissão

 

A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito infectada. De 8 a 12 dias após o repasto sanguíneo, o mosquito está apto a transmitir a doença. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para uma pessoa sadia, nem através da água ou alimento.

 

Período de Incubação

 

O período de incubação da doença varia de 4 a 10 dias sendo, em média, de 5 a 6.


Período de Transmissibilidade

 

A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Esse período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença. 

Cuidados que podem e devem ser adotados pela população em suas residências e locais de trabalho para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Tipos de recipientes e orientações para evitar o acúmulo de água e a proliferação do Aedes aegypti

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal