Seminário sobre Sistema de Produção de Morango Orgânico reuniu 80 produtores da região em Missal

2.207

Publicada 1º de Março, 2019 às 13:01

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Cerca de 80 produtores rurais de toda região participaram nesta sexta-feira do Seminário sobre Sistema de Produção de Morango Orgânico. O evento foi organizado de forma conjunta, entre o CAPA (Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia) e a Administração Municipal de Missal, e contou com o apoio da Itaipu Binacional e Emater Local.

 

Entre as atividades do dia de trabalho, destaca-se a abordagem sobre estruturação, implantação e manejo do morango em sistema orgânico (Cultivo do solo e cultivo suspenso), com o professor Thiago de Oliveira Vargas, bem como a abordagem sobre as principais variedades de morango indicadas para a região Oeste, com a Engenheira Agrônoma, Ana Paula Fernandes de Lima. Na oportunidade, também foi apresentada a experiência com o cultivo de morango em Missal.

 

A agricultura orgânica, em especial a produção de morangos, vem apresentando significativa expansão nos últimos anos. Fato este que está relacionado com os níveis de conscientização da população e exigência dos consumidores, que procuram por alimentos saudáveis, de elevado valor nutritivo, livres de agrotóxicos, produzidos de forma sustentável não agredindo o meio ambiente.

 

A produção de morangos é uma boa alternativa de diversificação da produção em pequenas propriedades familiares, sendo que o produto pode ser comercializado in natura ou também passar pela industrialização, podendo ser transformado em geleias, sucos, além de servir como ingrediente em bolos, sobremesas, sorvetes, iogurtes, entre outros.

 

CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia)

 

Na região o CAPA, com parceria da Itaipu Binacional, presta assessoria técnica e extensão rural à produção agropecuária de base ecológica, promovendo a agroecologia junto a agricultores familiares, assentados, pescadores e comunidades indígenas, visando a sustentabilidade dessas comunidades, bem como a redução do uso de agrotóxicos e contaminantes.

 

Em Missal recebe o apoio da Prefeitura Municipal e atende um grupo de produtores vinculados a Apromis (Associação de Produtores Orgânicos de Missal) e outros produtores que procuram desenvolver uma produção mais voltada a produção orgânica ou que desenvolvem práticas agroecológicas em suas propriedades.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal