Prazo para vacinar contra febre aftosa termina nesta quarta-feira

1.374

Publicada 28 de Novembro, 2011 às 17:26

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) alerta os produtores e criadores de bovídeos (bovinos e bubalinos) que termina na quarta-feira (30) o prazo para vacinar os animais contra a febre aftosa e comprovar a vacinação. Até agora, foram apresentados comprovantes relativos a pouco mais de 50% do rebanho estimado no Estado, de 9,3 milhões de cabeças, conforme lançamento no Sistema de Defesa Sanitária Animal. 

Encerrado o período de vacinação, os médicos veterinários da Secretaria da Agricultura irão até as propriedades que não apresentaram a comprovação. Os responsáveis pelo gado poderão ser autuados e multados em R$ 96,09 por cabeça não vacinada. Além disso, os proprietários serão impedidos de transportar seus animais para qualquer finalidade. Não serão emitidas guias de trânsito animal (GTAs) para proprietários que não apresentarem a comprovação de vacinação do rebanho. 

Esta é a segunda etapa anual da campanha de vacinação contra a aftosa. Devem ser vacinados os animais de todas as idades, inclusive os bezerros com poucos dias de vida. Para comprovar a vacinação, o produtor deve ir até uma unidade veterinária da Secretaria da Agricultura, levando a nota fiscal da compra da vacina e duas vias do comprovante de vacinação, emitidas no ato da compra nas casas agropecuárias. 

A comprovação é uma exigência da Defesa Sanitária Animal, com o objetivo de manter atualizado o cadastro do rebanho de bovinos e bubalinos. Na quinta-feira (1º/12), técnicos da Secretaria da Agricultura começam a tabular os dados sobre comprovação da vacinação. O balanço final da campanha será divulgado após a conclusão desse trabalho.

Redação: Agência Estadual de Notícias

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo