Informação de utilidade pública: Diagnosticados casos e um óbito por Meningite Viral em Missal

6.440

Publicada 23 de Novembro, 2018 às 12:40

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de Missal por intermédio do Setor de Vigilância Epidemiológica vêm por meio deste, informar o que segue:

Foram diagnosticados no município de Missal 03 (três) casos positivos de MENINGITE VIRAL, todos em adolescentes com idades entre 12 e 14 anos. Destes casos infelizmente um deles veio a óbito no último dia 22 de novembro do corrente ano.

As Meningites Virais são definidas como: Processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por vírus.

TRANSMISSÃO

A Meningite normalmente contraída através de contato intenso com o infectado e com a partilha de objetos pessoais, partilhar copos, pratos e talheres, tosse, espirro ou saliva, partilhar alimentos ou bebidas, contato corporal em pessoas contaminadas.

SINTOMAS COMUNS

As manifestações clínicas mais freqüentes são: febre, mal-estar geral, náusea e dor abdominal na fase inicial do quadro, seguidas, após cerca de 1 a 2 dias, de sinais de irritação meníngea, com rigidez de nuca geralmente acompanhada de vômitos e fotossensibilidade. É importante destacar que os sinais e sintomas inespecíficos que mais antecedem e/ou acompanham o quadro da meningite asséptica são: manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarréia), respiratórias (tosse, faringite) e ainda mialgia e erupção cutânea.

Em geral o restabelecimento do paciente é completo, mas em alguns casos pode permanecer alguma debilidade, como espasmos musculares, insônia e mudanças de personalidade.

TRATAMENTO

Em geral, o tratamento e o controle dos sintomas, é realizado com analgésicos para a dor e antitérmicos para a febre e, em alguns casos, é instituído tratamento com medicamento antiviral.

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS

As meningites virais têm distribuição universal. Podem ocorrer casos isolados e surtos principalmente relacionados aos enterovírus. A frequência de casos se eleva nos meses do outono e da primavera.

Trata-se de uma doença considerada endêmica, ou seja, é esperado um determinado número de casos por ano em cada município.

A única orientação por hora, para as demais crianças que estudam nas escolas, é de que sejam mantidas as boas práticas de higiene, como por exemplo: 

-Lavagem das mãos após usar o banheiro, antes de comer ou tomar água;

-Não compartilhar copos e talheres com outras crianças;

-Manter os ambientes sempre bem arejados.

Por fim alertamos que as pessoas devem ficar atentas para o surgimento dos sintomas acima mencionados, nestes casos deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Assessoria

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp (45) 98422-1348.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Grupo MP Publicidade e Eventos

(45) 3264-0358

(45) 98801-4677

Av. 24 de Outubro, 2960

Trend Mobile

(45) 3240-1509

Av. Brasília, 1420

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal