Missal recebe troféu de reconhecimento do Projeto Sesc Saúde Mulher

Os relevantes resultados obtidos e as ações de promoção e prevenção a saúde contribuíram para a premiação

2.066

Publicada 26 de Outubro, 2018 às 09:47

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Entre os dias 19 de março e 11 de abril de 2018, o município de Missal contou com o atendimento do projeto SESC Saúde Mulher, mais conhecido como Mamóvel, proposta da Deputada Estadual Cláudia Pereira, que inclusive é lei no Estado do Paraná (Lei 18595/15), que disponibiliza, por meio de parcerias, um Consultório Itinerante para levar o exame de mamografia, de forma gratuita, às mulheres do Paraná.

O documento e o reconhecimento entregue, visa compartilhar com a Administração Municipal de Missal, bem como com a Secretaria Municipal de Saúde, os relevantes resultados alcançados com o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em saúde. Entre as atividades, a prevenção do câncer de mama e colo de útero para a população local, realizadas pela equipe do município e do SESC Saúde Mulher, além de agendamentos de exames.

Sem contar, que durante as visitas ao Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis, foram realizadas rodas de conversa, abordando temas de Educação em Sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Métodos de Planejamento Familiar, com ativa participação dos alunos (Faixa etária de 14 a 20 anos). As ações educativas ainda foram disponibilizadas em outras entidades, como o CRAS (com diferentes grupos populacionais), APAE e Câmara Municipal.

Exames Realizados

Foram 248 mamografias de rastreamento, 03 exames complementares realizados pelo SESC (Mamografias em incidências complementares para apoio no laudo), 41 exames complementares sob a responsabilidade da Prefeitura (pacientes que necessitam de exames complementares). O documento pede ainda o seguimento das pacientes que demonstraram exames alterados ou com necessidade de complementação. Nesse sentido, as mulheres já foram direcionada pela secretaria de Saúde.

No mesmo sentido, foram 149 exames citopatológicos, 25 indicações de nova coleta de exames, após seis a doze meses. Porém nenhum resultado com indicação de colposcopia para complementação de diagnóstico. Quatro instituições foram atendidas, 13 ações educativas realizadas e 318 pessoas atendidas, durante o período.

Agradecimento

No documento enviado pelo Projeto Sesc Saúde Mulher, há o agradecimento pelo apoio e a receptividade dos colaboradores da Administração Municipal, visando sempre a qualidade de vida da população.

A Administração Municipal, agradece a equipe do Sesc Saúde Mulher, e agradece imensamente a Deputada Estadual Cláudia Pereira, que fez um grande esforço na aprovação da lei, e olhou com muito carinho pela região Oeste, principalmente ao município de Missal, que foi o primeiro da região e do interior do Estado a Receber o caminhão de atendimento às Mamografias, carinhosamente chamado de Mamóvel.

A Deputada Estadual Cláudia Pereira é autora da Lei 18.595, que cria as Unidades Móveis da Mamografia (Mamóvel) no Paraná. Com a lei, o governo e a iniciativa privada podem oferecer consultórios itinerantes equipados e capacitada para realizar a mamografia de forma segura e adequada. O Mamóvel pode ser uma carreta, caminhão-baú ou até mesmo uma van. A vantagem é levar o exame a todos os lugares, especialmente para as mulheres que moram em áreas distantes.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal