Campanha de multivacinação começou nesta segunda-feira nos Postos de Saúde de Missal

2.259

Publicada 12 de Setembro, 2017 às 08:56

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Começou na segunda-feira, 11 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação, para crianças e adolescentes. Todas as vacinas disponíveis nas unidades de saúde de Missal, serão oferecidas para crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos, que estão com a carteira de imunização incompleta ou atrasada. 

A campanha se estende até dia 22 de setembro, sendo no horário de atendimentos de cada Unidade Básica de Saúde do Município. Essa campanha é a oportunidade da criança e o adolescente receber as vacinas que evitam uma série de doenças, garantindo a prevenção coletiva.  

As crianças que estão com a vacina em atraso, que não receberam as vacinas ou as doses completas, podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva deixa de ser alcançada. O risco é de que doenças eliminadas, podem reviver os sintomas mais intensos e alarmantes da doença ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens. 

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde adota desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

 

Vacinas 

Serão garantidas na campanha todas as vacinas já disponíveis na rotina das unidades de saúde e não há meta a ser atingida. Os objetivos da multivacinação são oportunizar mais uma forma de acesso às vacinas ofertadas e melhorar a cobertura vacinal, reduzindo a incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas essas enfermidades. 

As vacinas disponíveis para as crianças entre menores de sete anos de idade são: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP, VOPb, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, Tríplice viral, DTP, Hepatite A. 

Para os adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias estarão disponíveis as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra HPV, difteria e tétano, febre amarela, hepatite B e meningo C. 

É importante levar a caderneta de vacinação e documentos pessoais da criança ou do adolescente para uma avaliação da equipe da saúde.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal