Projeto Nosso Lar em Missal é avaliado de forma positiva

794

Publicada 22 de Agosto, 2017 às 15:49

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O município de Missal desenvolve na Secretaria de Assistência Social atividades do Projeto Nosso Lar, que conta com a participação de 15 mulheres. Elas participam de Pilates, palestras com psicólogas e assistentes sociais e oficinas de artesanato. A atividade é desenvolvida toda quarta-feira, das 13h15 às 16h30, no Ceaca.

Entre os temas que foram abordados nas palestras, destacam-se a apresentação do projeto, entre outros temas como felicidade, feminicídio, estresse emocional e auto-estima. 

A secretária de Assistência Social, Rosani Fappi, disse estar muito satisfeita com o resultado. ?O grupo está com um bom número de participantes, é uma ótima oportunidade para essas mulheres terem acesso a esses temas e ao mesmo tempo cuidar melhor da própria saúde, física e mental?, destaca.

Projeto Nosso Lar

O Projeto NOSSO LAR consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O projeto é baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares.

O trabalho social com famílias, assim, apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidades vivenciadas por toda a família, contribuindo para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sociofamiliar no âmbito do SUAS.

Os benefícios de participar dessa atividade são muitos. A importância da autonomia é consideravelmente grande, pois através dela, cada pessoa pode se identificar com o ?eu interior? e ao mesmo tempo com outras pessoas, com as quais se relaciona no dia a dia.

Para a contribuição da formação da autoestima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, a recomendação é não criticar, não culpar, não rejeitar, não humilhar, não frustrar e não expor a perda. Ao contrário, pode-se contribuir com incentivos que levam as pessoas a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal