População de Missal participa de reunião com representantes da Sanepar

814

Publicada 30 de Junho, 2017 às 09:15

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na noite de quarta-feira, 28 de junho, representantes da Sanepar se reuniram com a população de Missal para tratar de diversos assuntos, entre eles questões relacionadas as taxas que estão sendo cobradas, orientações para o consumo consciente, investimentos previstos para Missal, principalmente em relação a Saneamento.

O Gerente Regional da Sanepar, Nilton Luiz Perez Mollinari, falou que a Sanepar tem um programa chamado Comunidade Sanepar, com o objetivo de se aproximar da população. ?É uma maneira de trazer informações das mais diversas, tanto na relação com os clientes, como também os investimentos, sanar dúvidas da população e explicar programas que a Sanepar possui em todo Estado do Paraná?, explica.

Ele fala também que é uma oportunidade de a comunidade conhecer e descobrir de que forma que a Sanepar contribui com o município, o que cada um pode exigir da Sanepar e o que existe de contrapartida da Sanepar a oferecer para toda comunidade de Missal.

Projetos previstos para Missal

De acordo com o Gerente Regional, atualmente Missal conta com abastecimento regular de água. ?Nós temos projetos em andamento para interligação de mais um poço, para dar mais segurança ao abastecimento, já estamos em fase final de projeto da ampliação da área de reservação?, detalha Nilton. O reservatório garante o abastecimento durante um período maior em caso de falta de energia ou de algum problema técnico que ocorra. 

Perez ainda apontou que a principal expectativa da população se dá em torno da implantação do esgoto. ?Nós temos hoje em conjunto com a prefeitura um estudo de concepção de esgoto que está aguardando uma liberação de recurso da Funasa, que é recurso Federal?, observa. Ele completa que essa é uma grande expectativa, tanto da Sanepar, quanto aos munícipes, da liberação dessas verbas para dar início aos projetos.

Tarifas da Sanepar

Nilton também abordou sobre as tarifas da Sanepar. ?Houve um aumento recente, mas é importante frisar, que a Sanepar trabalha baseado numa regulamentação?, aponta. Existe uma agência reguladora, Agepar, que dita as regras que envolve todo faturamento e cobrança da Sanepar. ?A Sanepar simplesmente se enquadrou nos quesitos dessa agência reguladora?, esclarece o gerente.

Ainda segundo ele, a redução da tarifa mínima de 10m³ para 5m³ é um anseio da população. ?Mais de 70% da população abastecida pela Sanepar, consome até 5m³ e isso visa atender essa parte da população?, enumera. Com o excedente em relação as tarifas, a Sanepar precisa fazer investimentos nos municípios. ?Temos um compromisso para 2017 de investimento de um bilhão de reais em todo o Estado, isso é fruto de todo o investimento que o governo já vem fazendo e a tarifa é uma forma de manter esse equilíbrio econômico financeiro, garantindo todos esses investimentos?, esclarece.

Consumo consciente da água

O incentivo da Sanepar, como informou Nilton, é pelo consumo consciente da água. ?Temos mostrado nas apresentações, as maneiras de se cuidar das instalações hidráulicas, reduzir o consumo, incentivar o consumo consciente, reduzir o tempo do banho, fazer os consertos e a manutenção da rede hidráulica interna?, pontua. 

Todo esse trabalho envolve uma conscientização ambiental. ?O Principal foco da empresa é garantir esse recurso e apresentar soluções para que as pessoas consumam menos, para que todos tenham a possibilidade de receber uma água tratada de qualidade, 24 horas por dia?, finaliza o Gerente Regional da Sanepar.

Autoridades Presentes

Estiveram na reunião, além do gerente regional, Nilton Perez Mollinari, que coordenou os trabalhos da noite, representando a Sanepar, os coordenadores, Luiz Aparecido Spósito, Luiz Carlos Medeiros e Douglas Decker e os consultores, Tatiane Frankiv e Celso Sâmis da Silva. Representando a Câmara de Vereadores de Missal, o Presidente da Câmara, José Schneiders (Chico Padeiro) e Adelar José.

Entre as autoridades locais, o Prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers (Maneco), vice-prefeito, Eduardo Staudt, 1ª Dama e presidente do Provopar, Nádia Fracaro Willers, além dos secretários, Mauro Kern Pauli (Administração), Edemar Filipin (Planejamento), Adriano Spanholi (Finanças), Altair Fetzner (Agricultura e Meio Ambiente), Rosani Fappi (Assistência Social), Carla Teresinha Laismann (Saúde) e Lisete Noss Ribeiro (Chefe de Gabinete).

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal