Missal: Alunos da rede municipal conhecem Aterro Sanitário e Barracão de Recicláveis

1.782

Publicada 14 de Junho, 2017 às 14:09

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Os alunos do 4° ano da rede municipal de ensino visitaram o Aterro Sanitário de Missal, bem como o Barracão dos Catadores de Materiais recicláveis. A Atividade, além de fazer parte da grade curricular, culmina com a Semana do Meio Ambiente, comemorada e celebrada de 05 a 09 de junho. Naquela semana não foi possível desenvolver a atividade devido as condições climáticas.

O aluno Lucas Gabriel Fleck (09 anos), morador de Boa Esperança, contou que já conhecia o Aterro Sanitário, mas ainda não conhecia o Barracão dos recicláveis. ?Quando chegar em casa vou pedir para os meus pais separar o lixo melhor e levar no lugar certo?, comentou o aluno da Escola Renascer. 

O aluno Mateus Ruscheinsky (08 anos), contou que aprendeu na visita ao Aterro Sanitário e Barracão dos Catadores, que é necessário separar o lixo. "Nós temos que jogar sempre o lixo na lixeira e nunca jogar lixo no chão", afirmou o menino. 

A aluna Tays Eduarda Mattei (08 anos), moradora do Sítio Verde, disse que não sabia que havia pessoas que ganham dinheiro com materiais que outras pessoas jogam no lixo. Ela também afirmou que vai pedir para os pais separar o lixo. "Eu não sabia que o papel que usamos na escola, podia entregar aqui (no barracão de recicláveis) também", relata.

Conscientização Ambiental

A tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche, disse que a maioria das pessoas não sabe para onde é destinado o lixo e que muitos alunos conheciam o Aterro como era antigamente, cheio de material, tudo misturado. "É importante porque eles vêm aqui e observam que não tem mais material exposto, é um grande avanço que estamos fazendo no aterro sanitário", exclama.

Pâmela explicou para os alunos que atualmente 40% do material que chega ao aterro é reciclável. "Quando perguntamos aos alunos se esse material deveria estar aqui no aterro, eles já têm a consciência que o local dos materiais recicláveis é no barracão dos catadores", observa a tecnóloga. "Grande parte já tem essa consciência, mas alguns ainda não conhecem, por isso é importante trazer eles para conhecer", elogiou.

Ela explicou que em Missal ocorre a recolha do lixo orgânico por um caminhão coletor e que há outro caminhão, exclusivo para a recolha de materiais recicláveis. "Muitas pessoas ainda não separam adequadamente esses materiais recicláveis, esse material misturado acaba no aterro, sendo que não há possibilidade dos catadores separar aquele material", explica.

Pâmela finaliza afirmando que esse resíduo que acaba sendo enterrado, devido à falta de separação por parte da população, poderia estar melhorando a renda das famílias que trabalham no barracão, cujo é a única fonte de renda. "Além de gerar renda para os membros da associação, a coleta seletiva adequada, aumenta a vida útil do aterro", observa.

Associação dos Catadores de Recicláveis

O Barracão dos catadores recebe cerca de 13 toneladas de materiais recicláveis por mês com a coleta feita na cidade, além do material que vem do interior. Todo esse material gera uma renda mensal aproximada de R$1.200,00 para cada pessoa que trabalha com a coleta. 

São 07 pessoas atuando no barracão que, além dos benefícios ambientais, tem a sua renda somente da coleta. Essa renda podia melhorar se aqueles 40% de recicláveis que acabam no aterro sanitário fossem separados corretamente pela população.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal