Missal: Vacinação contra gripe é ampliada para outros grupos prioritários no Paraná

731

Publicada 13 de Junho, 2017 às 11:28

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<
Em Missal a vacinação está boa e o município está acompanhando as orientações e decisões da secretaria estadual

A Campanha de Vacinação contra gripe no Estado do Paraná, estava prevista para terminar no dia 09 de junho. Porém, na última semana, ela sofreu uma pequena alteração, principalmente no que se refere aos grupos prioritários. Em nível nacional foi aberta a vacinação para toda população, mas o Ministério da Saúde deixou a cargo de cada Estado ou cada município, adotar estratégias específicas para vacinar.

No Estado do Paraná a alteração dos grupos prioritários foi feita na quinta-feira, dia 08, à tarde. A vacinação foi ampliada para outros grupos, como cuidadores de idosos, ou cuidadores de pessoas acamadas, moradores de rua e motoristas e cobradores de transporte coletivo. Portanto, no Paraná, além dos grupos que já estavam sendo vacinados, apenas esses três grupos serão incluídos entre os prioritários.

O Enfermeiro responsável pela vacinação em Missal, Ygor Tolotti Silveira, disse que essa modificação no Paraná, e também no município, é devido ao volume de vacinação que está sendo feito. ?Nosso Estado e nosso município está muito bem em relação a vacinação, portanto não teríamos vacina para toda população, diferente do que acontece em outros Estados e outros municípios?, observa o profissional.

Vacinação no Paraná

O Paraná bateu a meta de vacinar 90% da população-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Até a manhã desta segunda-feira (12), o Estado já tinha vacinado 2,7 milhões de pessoas. Na última semana, a campanha foi ampliada e passa a contemplar também cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua.

Os piores índices ainda estão entre as gestantes e as crianças. Apenas 73% das mulheres grávidas e 75% das crianças entre seis meses e quatro anos de idade foram vacinadas. A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, explica que esses públicos são as maiores preocupações no momento. "Os sintomas da gripe podem evoluir mais rápido em crianças ou durante a gravidez e levar a quadros graves da doença", afirma.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal