Alunos de Missal prestigiam Teatro que alerta sobre os riscos das Redes Sociais

2.179

Publicada 23 de Maio, 2017 às 17:27

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Alunos do 3º, 4º e 5º ano da Rede Municipal de ensino prestigiaram uma apresentação teatral intitulada Flor E Ser na Câmara de Vereadores de Missal. O Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba-SC, dialogou com as crianças sobre a questão do abuso sexual e a exploração sexual infantil, fazendo um alerta sobre os perigos com as redes sociais.

O foco do trabalho foi mostrar os perigos do uso incorreto das redes sociais, e coloca em discussão a forma como é feita a comunicação por esse meio e auxilia como identificar pessoas mal intencionadas na internet e no cotidiano, além de mostrar para as crianças as formas de denúncia.

A secretária de Assistência Social de Missal, Rosani Fappi, disse que o resultado foi muito positivo e destacou a importância das parcerias. ?O evento foi organizado pelo CMDCA em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Conselho Tutelar, e esse diálogo através de uma peça teatral serve para chamar a atenção das crianças sobre os cuidados que devem ter?, observa.

Organização

O evento é alusivo ainda ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que foi dia 18 de maio. Na parte da manhã participaram alunos da Escola Renascer, Escola Novo Milênio, Escola Epitácio Pessoa de Jacutinga e da Escola de Educação Especial, Apae de Missal.

A tarde a atividade foi para alunos da Escola Renascer, Escola Novo Milênio, Joaquim Nabuco de Dom Armando, Escola Olavo Bilac do Portão do Ocoí e Escola Antônio Raposo Tavares de Vista Alegre. Além dos alunos, profissionais como professores, educadores, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, vereadores, prestigiaram a espetáculo.

Espetáculo Flor e Ser

Três amigos (Vinicius, Otavio e Lara) montam um jardim com a orientação de um jardineiro-músico e por meio de músicas e brincadeiras conversam sobre questões importantes do nosso tempo; as flores do jardim servem de metáforas para a vida dos jovens aprendizes a jardinagem; e os seus sonhos demonstram suas diferentes personalidades, seus projetos para o futuro e como cada um lida com as escolhas da adolescência. 

O espetáculo visa provocar a inquietação sobre como acontece a comunicação e em quem realmente se pode confiar. Em meio a tantas tecnologias como identificar pessoas mal intencionadas, como utilizar essas ferramentas para aproximação de novos amigos.

As três crianças organizam um jardim, orientados pelo jardineiro, que está sempre zelando por elas. Cada um deles tem uma personalidade diferente. Otavio é o espertão que sempre quer levar vantagem e tirar sarro da cara de todos e sonha montar uma banda. Lara é uma menina alegre, mas ingênua, que acaba se deixando enganar muito fácil. Ela sonha ser professora e bailarina. Já Vinicius é um menino sonhador que não fala muito de seus problemas e sente vergonha de falar sobre seus sonhos por conta da falta de apoio do pai. 

A forma com que os personagens se apresentam é sempre bem humorada e com uma linguagem muito simples, possibilitando a compreensão por parte das crianças, sempre deixando ótimas mensagens a elas, que estavam atentas a todos os detalhes da peça e a todas as mensagens repassadas pelo grupo teatral.

Por causa do isolamento de Vinicius ele acaba correndo riscos, com a oferta de solução de pessoas estranhas. A confiança e a amizade entre as crianças e o jardineiro possibilitaram descobrir esses talentos do menino Vinicius que estavam escondidos. 

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal