Brasil tem 21 das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo ranking

7.334

Publicada 28 de Janeiro, 2016 às 11:25

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 21 estão no Brasil. O número assustador se torna ainda mais espantoso quando percebe-se a América Latina é hegemônica no ranking ? com 86% das cidades fazendo parte do continente. O estudo foi feito pelo Conselho de Segurança Pública dos Cidadãos do México.

A lista é divulgada a cada ano desde 2011, ilustrando tendências quanto às taxas de homicídios na região. Tráfico de drogas, guerras entre gangues, instabilidade política, corrupção e pobreza são os principais culpados pelos altos índices de homicídios nessas cidades, de acordo com um estudo da ONU (Organização das Nações Unidas). Apesar de a maior parte das cidades serem da América Latina, as cidades de São Luis, Baltimore, Detroit e Nova Orleans, nos Estados Unidos, também fazem parte do ranking.

O número de cidades brasileiras violentas continua crescendo: de 14 cidades presentes na lista de 2011, o número subiu para 19 em 2014, e para 21 em 2015. Em 2011, apenas duas cidades brasileiras estavam entre as mais violentas do mundo, mas o número dobrou desde então. Uma delas, João Pessoa, capital da Paraíba, apresentou um salto particular no índice de violência: ocupava o 29º lugar em 2011, e hoje está no quarto lugar.

Já o México, que apresentava 12 cidades no ranking em 2011, teve uma redução no índice de violência. Hoje, o país tem apenas dez cidades participando da lista. Nove delas estavam entre as 25 mais violentas do mundo, e agora estão apenas duas ? Acapulco e Culiacan.

Durante os anos, não havia muita diferença entre o número de cidades venezuelanas e americanas na lista. Neste ano, tanto a Venezuela como os Estados Unidos têm quatro cidades entre as 50 mais perigosas, mas três das venezuelanas estão no top 20 ? e apenas uma dos EUA.

Juarez apresentou 148 homicídios a cada 100 mil pessoas em 2011, e era a segunda cidade mais violenta do mundo. Hoje, ocupa a 27ª posição com uma taxa de homicídio de 40 a cada 100 mil pessoas.

Enquanto isso, a segunda maior cidade da Colombia, em Medellin, é mais segura do que qualquer outra cidade americana da lista.  No entanto, os homicídios por lá estão menos relacionados com as iniciativas do governo e mais com a máfia. 

Fonte: R7

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo